saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 15 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 120 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Matemática, Português, Educação para a Cidadania, Expressão Plástica/Artes Visuais, Projeto "Ser feliz".
3.3. N.º de alunos envolvidos:
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
7
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram com a doação de sementes ou plantas para colocar na horta, assim como com alimento para as galinhas e para as ovelhas.
No início do ano, alguns encarregados de educação ou outros familiares ajudam na limpeza do terreno, e ao longo do ano, colaboram na plantação e apanha das culturas, assim como, na manutenção do terreno do terreno.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
odos os alunos assumem com responsabilidades as suas tarefas semanais da horta, tais como, a alimentação dos animais, o despejo dos resíduos alimentares no compostor e a rega dos legumes ou verduras. Algumas destas tarefas servem de introdução para o desenvolvimento de situações problemáticas, para a abordagem de temas relacionados com o estudo do meio, e ainda para proporcionar momentos criativos para o desenvolvimento das Expressões Artísticas.
A horta é ainda um espaço de lazer, para momentos de convívio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma, desde o Pré-Escolar ao 4º ano, gere um talhão da horta e a respetiva plantação, monda, rega e colheita dos produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores da turma, das auxiliares e alguns encarregados de educação.
7. Como é feita a preparação do solo?
No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, auxiliares, e encarregados de educação. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocando dentro do compostor, que se situa na horta, os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.
Cada semana, uma turma fica responsável pela recolha e colocação dos resíduos no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se alfaces, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, hortelã, canela branca, bolbo, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, milho, pimentão e bananas. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, milho com a couve (prática tradicional na região).
Para além destas culturas, na horta existem também várias árvores de fruto, tais como, nespereiras, tangerineira, pitangueira, araçazeiro, anoneira, abacateiro, amoreira.
Também estão presentes na horta loureiros, originais da floresta Laurissilva, que há 10 anos atrás foram semeados e transplantados para a horta. Estas sementes foram cedidas pela Secretaria Regional do Ambiente.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maioria dos produtos da horta foram foram consumidos pelos alunos nos lanches e restantes vendidos no mercadinho biológico da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor. Algumas das vezes é realizada pelos alunos, outras vezes por um auxiliar responsável por essa tarefa.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as culturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas e ovelhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito do Projeto “Ser Feliz”, os meninos e as meninas do 1°ano aprenderam a fazer um paté de atum. Depois foram colocar o óleo do atum ao Oleão, as cascas dos ovos ao compostor, visitaram os animais, a horta e regaram as plantas. Terminaram com um piquenique para saborear o paté.
Atividade 2:
Descrição:
Muitas vezes, aproveitamos as alfaces, os tomates e algumas frutas para a salada ou para acompanhamento nos lanches. Alguns dos legumes são usados na sopa. As ervas aromáticas usamos na confeção de chá ou para tempero na comida.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/Eco.EstreitodaCalheta