saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe pela primeira vez
2. Área aproximada da horta (m²):
35 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Geografia, Ciências naturais, Cidadania, Clube Ciência Viva, sala de Ensino especial e Matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos:
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Pais e Encarregados de Educação cederam materiais como as placas de madeira para a vedação e identificação, cederam os hortícolas para as plantações dos talhões. Foi também um dos Encarregados de Educação que se disponibilizou a fazer as divisórias dos talhões em madeira, recorrendo a placas que sobraram e foram doadas por uma empresa da construção civíl.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos têm demonstrado interesse e empenho em desenvolver a horta, tendo o cuidado de cuidar das plantas, do solo, levando água e observando e registando o crescimento das mesmas. São autênticas aulas ao ar livre. Os alunos do ensino especial e ciência viva colocam em prática o que aprendem na sala de aula e desenvolvem atividades práticas e agrícolas, pondo literalmente as mãos na terra, plantando novas colheitas, regando e colocando as estacas. O impacto, para este primeiro ano é muito positivo, atendendo que se trata de uma escola EBS e as turmas envolvidas são de diversos anos de escolaridade, sendo o entusiasmo notórios. Vendo um professor dirigir-se à horta, os alunos seguem-no curiosos e oferecem ajuda no tratamento da horta. Muitos dos nossos alunos, nunca tiveram contacto com as hortas e plantações uma vez que vivem maioritariamente em apartamentos. Não conheciam os hortícolas plantados, após pesquisa, compra e cedência das plantas é que as conheceram e catalogaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita diariamente, seguindo um escalonamento por turmas envolvidas. Cada turma tem a responsabilidade de ir buscar as alfaias agrícolas, os regadores, providenciar a água, retirar as ervas, limpar os talhões e regar todos eles, sendo a horta comunitária, apesar de cada talão ter sido plantado por cada turma envolvida. Sendo um trabalho colaborativo e pedagógico, todos os alunos são responsáveis, juntamente com o professor da disciplina de cuidar do espaço da horta. No entanto, os alunos mais velhos têm a autonomia de cuidarem da horta sempre que houver a necessidade. Os alunos são ainda responsáveis por cuidar do compostor e preparar composto para a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como referido, os alunos escalonados por turmas, regam a horta diariamente, à exceção do fim de semana, colocam composto, limpam as ervas e folhas que caem das árvores envolventes e adubam os canteiros com o composto. "Sacham" o solo para a terra não apertar as culturas e estas possam crescer.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com resíduos orgânicos do bar dos professores, da separação orgânica do bar dos alunos e cantina e dos verdes e folhas secas que foram apanhadas no outono e do que resultou da limpeza dos canteiros e espaços verdes da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomate, couve, alface variada, penca, alho francês, beterraba, cenoura, beringela, pimentos, courgete, morangueiros e flores como cravos rainúnculos como cultura barreira e favorecimento da polinização.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Pelo avanço e começo tardio dos trabalhos e plantações, uma vez que a resposta logística de deposição e fresamento da terra fértil cedida pela autarquia e junta de freguesia foi tardia, assim como as condições atmosféricas adversas em março e abril, atrasaram o início do projeto que se encontra ainda em fase de crescimento, não sendo possível ainda obter colheitas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
O destino dos produtos será a cantina escolar, para a sopa e snaks saudáveis, venda aos professores e funcionários e para levarem para casa e mostrarem as suas colheitas aos pais, promovendo a produção biológica, sustentável, familiar e alimentação mediterrânica saudável.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente com regadores, a água retirada de coletores e bidões, que quando acaba são enchidos com a água vinda do ponto de água mais próximo. A rega por regador torna-se mais eficaz, poupando água, não havendo desperdício se usassem mangueiras e torna-se mais terapeuta e ocupacional.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, contudo como o crescimento está atrasado ainda não se verificou a existência de pragas ou doenças, apenas questões relacionadas com a qualidade e fertilidade do solo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Ainda não se detetaram, pelo crescimento tardio também.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Várias vezes a horta tem servido de espaço de aula ao ar livre, atividades de out learning, em especial aulas de Geografia, Ciências, Cidadania e de atividades do Clube de Ciência Viva, Programa Eco-Escolas e no desenvolvimento do trabalho colaborativo e inclusivo dos alunos com os colegas da educação especial, na horta pedagógica.
Em Educação Visual foram decoradas e pintadas as placas identificativas.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta está bem situada, embora necessite de no próximo ano, receber mais terra fértil e ser fresada, iniciando-se os trabalhos no início do semestre com as culturas de inverno. Outro aspeto é combater as acácias que proliferaram junto do canteiro da horta e nas traseiras do muro, mas em terrenos que são privados.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/susana.oliveira.125 https://www.facebook.com/susana.oliveira.125/posts/pfbid0H1epicfk71JHN3crkdZcV4HiM6AFP6dT6sune9RcyEiEufypFwWGPXtoW2g9tAYal