saber mais sobre a nossa horta bio
			 				                
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            Existe pela primeira vez
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            35 metros quadrados
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            5
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Geografia, Ciências naturais, Cidadania, Clube Ciência Viva, sala de Ensino especial e Matemática
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            75
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            2
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            Pais e Encarregados de Educação cederam materiais como as placas de madeira para a vedação e identificação, cederam os hortícolas para as plantações dos talhões. Foi também um dos Encarregados de Educação que se disponibilizou a fazer as divisórias dos talhões em madeira, recorrendo a placas que sobraram e foram doadas por uma empresa da construção civíl.
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Os alunos têm demonstrado interesse e empenho em desenvolver a horta, tendo o cuidado de cuidar das plantas, do solo, levando água e observando e registando o crescimento das mesmas. São autênticas aulas ao ar livre. Os alunos do ensino especial e ciência viva colocam em prática o que aprendem na sala de aula e desenvolvem atividades práticas e agrícolas, pondo literalmente as mãos na terra, plantando novas colheitas, regando e colocando as estacas. O impacto, para este primeiro ano é muito positivo, atendendo que se trata de uma escola EBS e as turmas envolvidas são de diversos anos de escolaridade, sendo o entusiasmo notórios. Vendo um professor dirigir-se à horta, os alunos seguem-no curiosos e oferecem ajuda no tratamento da horta. Muitos dos nossos alunos, nunca tiveram contacto com as hortas e plantações uma vez que vivem maioritariamente em apartamentos. Não conheciam os hortícolas plantados, após pesquisa, compra e cedência das plantas é que as conheceram e catalogaram.
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            A manutenção da horta é feita diariamente, seguindo um escalonamento por turmas envolvidas. Cada turma tem a responsabilidade de ir buscar as alfaias agrícolas, os regadores, providenciar a água, retirar as ervas, limpar os talhões e regar todos eles, sendo a horta comunitária, apesar de cada talão ter sido plantado por cada turma envolvida. Sendo um trabalho colaborativo e pedagógico, todos os alunos são responsáveis, juntamente com o professor da disciplina de cuidar do espaço da horta. No entanto, os alunos mais velhos têm a autonomia de cuidarem da horta sempre que houver a necessidade. Os alunos são ainda responsáveis por cuidar do compostor e preparar composto para a horta.
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            Como referido, os alunos escalonados por turmas, regam a horta diariamente, à exceção do fim de semana, colocam composto, limpam as ervas e folhas que caem das árvores envolventes e adubam os canteiros com o composto. "Sacham" o solo para a terra não apertar as culturas e estas possam crescer.
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            Com resíduos orgânicos do bar dos professores, da separação orgânica do bar dos alunos e cantina e dos verdes e folhas secas que foram apanhadas no outono e do que resultou da limpeza dos canteiros e espaços verdes da escola.
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Tomate, couve, alface variada, penca, alho francês, beterraba, cenoura, beringela, pimentos, courgete, morangueiros e flores como cravos rainúnculos como cultura barreira e favorecimento da polinização.
                         
						                        
                            9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
                            Pelo avanço e começo tardio dos trabalhos e plantações, uma vez que a resposta logística de deposição e fresamento da terra fértil cedida pela autarquia e junta de freguesia foi tardia, assim como as condições atmosféricas adversas em março e abril, atrasaram o início do projeto que se encontra ainda em fase de crescimento, não sendo possível ainda obter colheitas.
                         
						                         
                            9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
                            O destino dos produtos será a cantina escolar, para a sopa e snaks saudáveis, venda aos professores e funcionários e para levarem para casa e mostrarem as suas colheitas aos pais, promovendo a produção biológica, sustentável, familiar e alimentação mediterrânica saudável.
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            A rega é feita manualmente com regadores, a água retirada de coletores e bidões, que quando acaba são enchidos com a água vinda do ponto de água mais próximo. A rega por regador torna-se mais eficaz, poupando água, não havendo desperdício se usassem mangueiras e torna-se mais terapeuta e ocupacional.
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Sim, contudo como o crescimento está atrasado ainda não se verificou a existência de pragas ou doenças, apenas questões relacionadas com a qualidade e fertilidade do solo.
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            Ainda não se detetaram, pelo crescimento tardio também.
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            Várias vezes a horta tem servido de espaço de aula ao ar livre, atividades de out learning, em especial aulas de Geografia, Ciências, Cidadania e de atividades do Clube de Ciência Viva, Programa Eco-Escolas e no desenvolvimento do trabalho colaborativo e inclusivo dos alunos com os colegas da educação especial, na horta pedagógica.
Em Educação Visual foram decoradas e pintadas as placas identificativas.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        Atividade 3:
						                        
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            A horta está bem situada, embora necessite de no próximo ano, receber mais terra fértil e ser fresada, iniciando-se os trabalhos no início do semestre com as culturas de inverno. Outro aspeto é combater as acácias que proliferaram junto do canteiro da horta e nas traseiras do muro, mas em terrenos que são privados.
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta:
                            https://www.facebook.com/susana.oliveira.125 https://www.facebook.com/susana.oliveira.125/posts/pfbid0H1epicfk71JHN3crkdZcV4HiM6AFP6dT6sune9RcyEiEufypFwWGPXtoW2g9tAYal