Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profissional Gustave Eiffel - Lumiar (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi implementada no ano letivo 2021/2022, sendo este o seu terceiro ano. No presente ano letivo, o Projeto da Horta Pedagógica visa consciencializar os alunos para a importância do consumo de alimentos saudáveis de forma responsável.

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Língua Portuguesa, Apoio à Comunidade, Saúde, Nutrição e Confeção de Refeições, Educação Física, Cidadania e Mundo Atual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias tomam conhecimento das sementeiras e plantações da horta e, à medida que surjam colheitas, prevê-se que os alunos colham os produtos e os levem para as suas casas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto é positivo e pretende ser um apoio para os alunos da turma CEF
35205, melhorando os hábitos alimentares dos alunos e colmatando algumas
carências de nutrientes. Deste modo, o projeto proporciona o contacto com alimentos ricos em nutrientes e obtidos de forma biológica e permite também desenvolver nos alunos o espírito de entreajuda e a cooperação entre todos, promovendo assim o bem-estar e saúde. De salientar, ainda, o facto de que as atividades associadas ao desenvolvimento do projeto permitem aos alunos construir empatia pelo "outro“ no sentido de tomarem consciência das suas necessidades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão divididos por grupos para desempenhar as tarefas e a organização e manutenção da horta é feita semanalmente e através de um cronograma, mediante as disciplinas envolvidas no projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos estão divididos em grupos e desenvolvem tarefas distintas. Nesse sentido, existe a limpeza da área designada para a sementeira/plantação, com a retirada de ervas e, eventualmente, lixo. Depois, em cada área de sementeira/plantação faz-se a fertilização com o recurso às borras de café, que são retiradas das cápsulas dos cafés consumidos, dentro da comunidade escolar e que os alunos recolhem quinzenalmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos de jardinagem do Campus do Lumiar, por exemplo: folhas, galhos de árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas; Alfaces, ervilhas, couve lombarda, couve portuguesa, couve-bróculo, feijão manteiga, nabiça de grelo, favas, morangos, alho-francês, cebola, espinafres, tomateiros, pimenteiros, cenouras, ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, tomilho).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 40 quilogramas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos colhem os produtos e levam-nos para as suas casas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos estão divididos em grupos e diariamente dirigem-se à horta pedagógica para fazer a manutenção da mesma, nomeadamente, efetuar o processo de rega, através de uma escala definida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas. Colocação, à volta das plantas, de casca de ovo muito triturada, o que permitiu atrair as lesmas para o solo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante o ano letivo, foram lecionadas aulas no espaço da horta pedagógica de forma a desenvolver nos alunos o espírito de cooperação e entreajuda, a responsabilização e fomentar a consciencialização para a necessidade de serem consumidos alimentos de origem biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas de Apoio à Comunidade, Saúde e Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, os alunos aprenderam o processo de adubagem da horta através da colocação de borras de café, recolhidas dentro da comunidade escolar e com a contribuição da mesma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Nas diversas aulas desenvolvidas no espaço exterior anexo à horta pedagógica, os alunos deram "asas" à sua imaginação e utilizando diversos materiais e técnicas de pintura, recuperaram as placas de identificação das sementeiras e plantações.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem, ainda, uma pequena estufa, onde se optou por fazer a sementeira de morangos, para proteção das oscilações climatéricas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EPGELUMIAR/posts/pfbid0Lz5nPbgW5sqS1kyEunxQ8AGsmr477yNyarwiJS78eVnMdRgSy4f2qLEnsMcQBUjyl