Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza de ervas daninhas é realizada também manualmente e estas são colocadas no compostor.
O solo é enriquecido com o composto (do compostor e da vermicompostagem), produzido na escola com os restos orgânicos da cantina e do bar.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas secas recolhidas no jardim da escola e armazenadas para o efeito.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
12 ramos de salsa
8 ramos de coentros
6 molhos de nabiças
13 sacos de alfaces
7,3 Kg ervilhas de quebrar
9,838 Kg favas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na maioria das vezes é utilizado um regador de 12 litros, sendo contabilizada a água utilizada para regar com este método.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estiveram envolvidos cerca de 10 alunos que frequentam as aulas de apoio, do 6º D..
Aula de medição e cálculo da área da horta-estufa.
Aula de cálculo do volume de composto produzido e armazenado em caixas.
Pesagem, registo das produções recolhidas e cálculo de valores apurados nas contribuições.
Estas atividades são muito importantes pois estabelecem a ligação dos conteúdos abordados, nas aulas, com o quotidiano dos alunos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Durante os mês de Maio foi lecionado o conteúdo "Reprodução das plantas" na estufa, para alunos do 6º ano de escolaridade. Aqui, os alunos tiveram oportunidade de observar o crescimento das plantas, que tinham sido plantadas por eles em abril, nas várias fases de desenvolvimento. Observaram as flores dos feijoeiros e tomateiros e a formação dos frutos respetivos. Das ervilheiras, a completar o ciclo de vida, os alunos colheram as vagens, já secas, com as respetivas sementes. Estas atividades práticas permitiram aprendizagens significativas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O cultivo dos produtos da horta é um grande incentivo para os alunos adquirirem hábitos alimentares mais saudáveis e apreciarem mais os frutos e os vegetais biológicos.
15.1. Link para a página da horta: