Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Rapar o terreno feita por um Enc. de Educação (E.E.) em setembro; em fevereiro feita pela Junta de Freguesia da Palmeira,
- Poda de árvores e roseiras feita pela Associação de Pais e Enc. de Educação (janeiro);
-Transporte de resíduos para a compostagem ao longo do ano;
- Participação na elaboração dos espantalhos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As turmas de 8.º ano, inserido no projeto " Bio e Geodiversidade da minha Escola" fizeram um caderno de campo com algumas espécies animais e vegetais observadas, algumas delas na horta.
Todas as turmas de 5.ºano, pelo menos, uma vez por mês ( por parte dos alunos seriam mais aulas) realizaram trabalho na horta, desde ações de organização; limpeza dos canteiros; sementeiras e plantações e recolha de produtos. O impacto da horta foi de tal forma significativo para estes alunos que nas quadras realizadas na disciplina de Português no âmbito da comemoração do dia da Floresta e da Poesia, muitos mencionaram a horta da nossa escola e os produtos nela produzidos. Estes poemas foram pendurados em cordas suspensas em diversos locais da horta numa iniciativa Intitulada "Estendal Poético" Nesse mesmo dia várias turmas de 5.º e 8.ºanos participaram na criação de um pomar com a plantação de diversas árvores de fruto oferecidas pela CMB.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- couve penca e rabanete;
- favas e/ou alho francês;
- couve penca e/ou cebolo; e alface
- ervilha de quebrar e/ou alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- quantidade de pés de couve penca, couve lombarda, cebola; alho francês, etc.
(houve uma perda em cerca de 1/4 da quantidade adquirida);
- Cerca de 10 pés de alface + sementeira (com perda de 1/4 das semeadas); 5 pés de beterraba.
- favas e ervilhas de quebrar (contabilizados 3 cabazes em plástico de favas e 2 cabazes de ervilhas).
-Aguarda-se a época da colheita das 4 espécies de tomates, 10 pés da cada ( coração de boi; tomate chucha; tomate redondo e tomate cereja); e de feijão verde (20 pés) e coentros semeados ( com perda de 1/4 );
-
-
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- rega gota-a-gota
- rega por aspersão.
Vários depósitos espalhados pela horta, fornecidos pela AGERE (empresa de tratamento de resíduos e efluentes), para armazenamento de águas das chuvas.
Um depósito com 1 metro cúbico de armazenamento de águas das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As plantas aromáticas estão espalhadas pela horta, para além do cantinho das aromáticas, a fim de prevenir doenças e pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As plantas foram pulverizadas diariamente com uma solução feita com sabão caseiro (feito na escola) e água.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ao longo do ano letivo todas as turmas de 5.º ano, pelo menos 1 vez por mês, estiveram diretamente envolvidas nas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, sempre acompanhados por professores responsáveis pela horta, nos trabalhos da Horta Biológica desde a: organização dos espaços da Horta com a criação de canteiros; nas sementeiras e plantações diversas; nas ações de manutenção (rega, limpeza, combate de pragas, etc).
Na criação dos canteiros foi sugerido usar paletes de madeira, que gentilmente foram oferecidas por um dos EE (Encarregado de Educação) e foi com muito entusiasmo que os alunos ajudaram a montar os diversos canteiros criados.
Foram principalmente as turmas de 5.ºano e esporadicamente outras turmas que realizaram as diversas plantações/sementeiras quer de produtos hortícolas (couves; pencas; beterrabas; favas; ervilhas; feijão verde; cebolas, alfaces, ...); quer de flores de jardim e de plantas aromáticas.
- No dia da Floresta e da Árvore foi criada uma zona de pomar com a plantação de diversas árvores de fruto (macieiras; clementinas; laranjeiras; pessegueiros; Pera abacate; ...), na qual participaram algumas das turmas de 5º e 8.ºanos;
Não tem sido fácil o trabalho na nossa Horta, quer pelas suas dimensões, o que implica muito horas de trabalho, mas também devido às condições meteorológicas, que não têm sido as mais favoráveis, tivemos, infelizmente, longos períodos de chuva, aconteceu por exemplo, todo o mês de novembro e dezembro, o que impossibilitou a plantação dos produtos hortícolas de inverno (as favas apenas foram semeadas em janeiro) e em março e abril com grandes amplitudes térmicas e também longos períodos de chuva. Mesmo assim foi feito trabalho, em contexto de sala de aula, nomeadamente a realização de sementeiras, na elaboração dos nomes científicos das espécies existentes na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- Realização de um workshop "Plantas aromáticas e medicinais"
Foram realizados no dia 23 de maio dois workshops sobre PAM (Plantas Aromáticas e Medicinais), envolvendo duas turmas do 8.º ano. Esta iniciativa, dinamizada pela D.ª Cristina Costa da CMB (Câmara Municipal de Braga), proporcionou aos alunos a realização de sementeiras e plantações de algumas PAM. Nestas últimas foram usadas algumas técnicas de cultivo, como por exemplo a estacaria.
-Sessão na horta biológica sobre " Curiosidades sobre o mundo das abelhas" orientada por um professor/apicultor. Nesta sessão, duas turmas , uma de 5.º e outra de 6.º ano, tiveram oportunidade de conhecer melhor a complexa sociedade das abelhas, formada por uma rainha, as abelhas (operárias) e os zangãos (machos); o papel desempenhado por cada um na colmeia,
e curiosidades sobre cada um destes elementos. Ficaram ainda a conhecer o valor económico da exploração das colmeias, identificando alguns dos produtos obtidos na apicultura como o mel, a cera, o pólen e o própolis.
Após a sessão os alunos realizaram um peddy-paper sobre os conhecimentos obtidos nesta sessão.
-Nas disciplinas de Cidadania e de Português, no âmbito das comemorações do dia da Floresta e da Poesia, os alunos de 5.ºanos participaram na iniciativa “Estendal Poético na Horta” através da elaboração, em contexto de sala de aula, de poemas/ quadras sobre produtos hortícolas, frutos ou outros produtos. No dia 21 de março no espaço da horta, alguns alunos leram as suas quadras/poemas e depois colocaram no estendal criado para o efeito;
Neste Worskshop, os alunos tiveram também a oportunidade de aprender a identificar algumas PAM, entre outras caraterísticas, pelo cheiro e ainda conhecer os benefícios para a saúde dessas plantas.
Quando as plantas ganharem raízes e as sementes germinarem e se desenvolverem de modo a serem transplantadas, iremos, com os alunos que participaram neste workshop, colocá-las no solo da nossa horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Uma das iniciativas importante para a manutenção da Horta Biológica, mas também como forma de divulgação e dinamização deste espaço, foi aderir ao concurso da ABAE “O Espantalho na nossa Horta” e, para isso, criamos um concurso interno para a escolha do melhor espantalho, tendo a equipa Eco-Escolas desafiado as turmas de 5º e 6º anos a participar nesta iniciativa.
Algumas turmas, incentivadas pelos respetivos diretores de turma e com a colaboração dos EE empenharam-se e construíram recorrendo à reutilização de materiais os seus espantalhos. Esta iniciativa culminou com a colocação na horta dos 5 espantalhos criados e posteriormente através questionário do Google forms, a comunidade escolar escolheu o seu preferido.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Para ornamentar foram também criadas peças em cerâmica recorrendo à reutilização de vasos velhos, telhas partidas, e outros.
15.1. Link para a página da horta: