Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Externato Princesa D. Maria Amélia (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aprendam de forma lúdica e divertida;
Descarreguem as energias e se sintam calmos e tranquilos;
A partilha em casa dos trabalhos realizados na horta;
Consciencialização para a mudanças de hábitos alimentares saudáveis;
Despertar um novo olhar para os problemas de devastação do meio ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Antes de instalar uma cultura deve-se proceder à remoção de plantas instaladas e das suas raízes, assim como de pedras que possam danificar os equipamentos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Algumas das consociações:
Alface - couve flor;
Tomate - bróculos
Abóbora - feijão - milho
Beterraba - morangueiro
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nesta atividade, os alunos identificaram os nomes dos instrumentos que são utilizados manutenção e cultivo na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Nesta atividade através dos sentidos, os alunos tentaram identificar as plantas da horta. Depois dialogaram sobre características e gostos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Neste projeto, os alunos foram incentivados a expressarem sua criatividade através da arte na horta. Os alunos pintaram pedras para delimitar a nossa horta. Com os elementos encontrados na área e após uma limpeza, os alunos criaram desenhos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: