Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

135 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

19

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino Recorrente, Biblioteca, Exp. Plástica, TIC e Curricular e Ensino Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

105

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Existe uma calendarização no placard do Eco-Escolas em que semanalmente existe uma turma que vai à horta e ao jardim da escola.
A família também colabora trazendo algumas ervas aromáticas para plantar e semear.
Além disso, alguns produtos da nossa horta são vendidos às famílias

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos hortícolas foram vendidos à comunidade educativa, a preço simbólico, para ajuda na compra das sementes e outros instrumentos de agricultura;
Algumas refeições da escola contêm produtos da horta..

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Elaboramos mapas com a calendarização e tarefas por turma. Cada turma, tem uma professora que acompanha nos trabalhos da horta . A manutenção da horta é feita semanalmente e são feitos registos dos trabalhos efetuados na horta. A grande manutenção está a cargo do professor e alunos do ensino recorrente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Continuação da limpeza das ervas daninhas, as mesmas foram usadas no compostor. Foi colocada cal na terra. Depois foi feito o empalhamento com palha de trigo e centeio. Posteriormente o solo foi fertilizado com: material fitosanitário (cinza do sistema de aquecimento a biomassa), borra de café, água e sabão e composto

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os seguintes materiais: folhas de árvores e de plantas colhidas aquando da jardinagem ou da limpeza do pátio e do campo polivalente; restos de hortícolas, de legumes; borra de café, cascas e rama.
Vamos colocando estes produtos alternadamente no solo. Primeiro os castanhos, depois uma pequena camada de terra ou de composto, depois os verdes e assim sucessivamente. sempre que colocamos alguma camada de matéria vegetal no compostor espalhamos sobre ela um pouco de água para facilitar o processo. Quando a fermentação já esta bem encaminhada reviramos o composto, de modo a que os materiais que estão nas extremidades do compostor possam vir para o centro, ficando assim a compostagem mais uniforme

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações : milho/feijão toquinho, milho/feijão e batata/ervilha.
Outras culturas existentes na nossa horta são: favas, batata, couve e feijoca.
Temos também algumas árvores de fruto : cerejeira , nespereira, e ameixeira. Por fim as ervas aromáticas: alecrim, funcho, hortelãs, manjerona, orégãos, salsa, segurelha, erva príncipe, gervão, canela de jardim, orelha de gato, losna, erva cidreira, macela, tanchagem e erva de São Roberto.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

favas - +/-20 kg
feijoca- +/- 5 kg
feijão toquinho - +/-3kg
batata(semilha- +/-50kg
milho- +/-10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos hortícolas foram vendidos à comunidade educativa, a preço simbólico.
Algumas refeições da escola contêm produtos da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi possível adquirir um sistema de rega por aspersão. A rega é feita nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi possível adquirir um sistema de rega por aspersão. A rega é feita nas horas de menor calor.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não é feita a monitorização de pragas e doenças.
Contudo, quando observamos a folha das plantas e verificamos que tem algum tipo de praga usamos uma mistura de água e sabão para combater.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção na escola de sopas e pratos com alguns produtos da horta, colhidos por alunos .

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sessões de leitura na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Pesquisa e recolha de espécies de ervas aromáticas , e posteriormente na sala de aula foi realizado um trabalho com identificação das mesmas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta temos casinhas, bebedouros e comedouros para pássaros e um hotel para insetos. Foi também criado o cantinho lúdico que serve para fazer leituras e meditação.

15.1. Link para a página da horta:

https://escolas.madeira-edu.pt/eb1pejserra/EcoEscolas/tabid/13796/Default.aspx