Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nas crianças - Conhecimento do ciclo do crescimento das plantas, quais os seus vários habitantes( insetos), o que é a compostagem, o prazer de brincar na terra e a descoberta do que ela têm, a possibilidade das atividades ao ar livre.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Conforme o que é necessário fazer assim se decide quem faz e quando. A decisão das tarefas de sementeira e plantação é mais de umas das educadoras que tem mais conhecimentos de agricultura. As atividades de manutenção e limpeza é realizada pelas duas de acordo com o que é necessário fazer. O facto de ser uma tarefa realizada pelas duas há algum tempo já possibilita algum tipo de autonomia. O planeamento é feito tendo em conta o calendário natural das sementeiras e em consequência o que é necessário fazer na horta, quer seja limpeza, sementeira, plantação...
Dada o tamanho das copas das árvores que rodeiam a horta, a sombra é muita, limitando muito o tipo e a quantidade de sementeira que é possível fazer . Assim só as sementeiras de inverno é que garantem algum sucesso- trigo, favas e tremoços e no verão os feijões
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do terreno é realizada pelos elementos da escola em colaboração com as crianças.
O trabalhar da terra é feito pelo avô. O solo é fertilizado com o composto retirado do compostor e caso não chegue, com composto orgânico da Lipor- Nutrimais.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Sementeiras ou plantações mais sensíveis ou mais de primavera/verão não sobrevivem por falta de sol ou porque os pássaros as comem ( ex: alfaces)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
trigo- produção residual já que é muito para as crianças saberem o que é o trigo
tremoços - 2kgs
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
os tremoços será a semente do próximo ano
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com mangueira e para diminuir o desperdício, os bidões quando não tem água da chuva, são cheios com água da rede para ser usada na rega das culturas mais pequenas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é um pouco empírica, já que a pouca variedade de plantas o permite. Conforme vamos tratando das plantas vamos também estando atentas ao seu estado e ás suas necessidades.
Olhar atento ao piolho ou outra praga pequena que surja é um procedimento comum. Para evitar um ataque mais intenso ao longo da horta existem diferentes plantas aromáticas. Para evitar os caracóis colocamos cascas de ovo triturado. Quando o ataque fica fora de controle os produtos usados apesar de serem comerciais são biológicos
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: