Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Numa 1ª fase através da limpeza da horta.
Numa 2ªfase através da plantação de hortícolas.
Numa 3ªfase através da colocação de estacas para apoio do crescimento das hortícolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- A promoção de uma consciencialização da importância da agricultura sustentável, com o consumo das hortícolas biológicas plantadas pelas crianças.
- A promoção da observação do ciclo de crescimento das diferentes hortícolas.
- A promoção da importância da biodiversidade no espaço da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Semeamos courgette, abóbora.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
4 Tomates
200gr de feijão verde
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Confeção de salada de alface
Confeção de sandes com utilização de alface
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Esta atividade acabou por ter um grande impato nas crianças, como avaliado pelo feedback que deram na escola, e em casa, junto das famílias.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: