Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Área do Conhecimento do Mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

114

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nas alturas do ano propícias à sementeira /plantação serão solicitadas às famílias a cedência de sementes/produtos hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Adquirem noções de sustentabilidade, de alimentação saudável, fertilização dos solos e combate de pragas recorrendo a produtos naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita uma calendarização de forma rotativa das várias turmas intervenientes (geralmente 2 turmas por semana).

7. Como é feita a preparação do solo?

Há a colaboração de elementos da comunidade para a preparação do solo (limpeza e fertilização do solo).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Frutos, produtos hortícolas e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data, ainda não foi possível fazer a colheita, porque a sementeira e plantação também foi tardia, devido ao prolongamento de um tempo chuvoso e relativamente frio.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para o lanche das crianças, em sala de aula, ou para a cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Duas vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização das praga e doenças, mas não se observou até ao momento nenhuma dessas situações.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta, de modo a permitiu aos pequenos alunos observar e conhecer o processo de geminação/plantação, cuidado e colheita. Dessa forma, poderão valorizar a importância de uma agricultura amiga do ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: