Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Gavião (Gavião)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-química e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas através de convite para dádiva de sementes e plantas das hortas caseiras, vindas para ajuda nos trabalhos agrícolas "ensinar a fazer". Participação em atividades de promoção de uma alimentação saudável, como por exemplo, participação no I Festival de Sopas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

São visíveis impactos na valorização das hortas familiares enquanto auxílio económico e fator de alimentação mais saudável e sustentável. A comunidade procura saber como são produzidos os produtos da horta e pergunta se é possível comprar para consumo caseiro.
Aumento do trabalho disciplinar de campo para experiências de germinação e fatores de crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manter uma horta escolar é uma excelente oportunidade para ensinar os alunos sobre agricultura, sustentabilidade e responsabilidade.
O nosso plano de manutenção:
Atividade: Rega de todas as plantas, especialmente as que estão em estágios iniciais de crescimento ou em áreas que secam mais rapidamente.
Atividade: Remoção de ervas daninhas e aplicação de métodos naturais de controle de pragas.
Repartição de Tarefas Diárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparar o solo adequadamente é essencial para garantir o sucesso de uma horta. A nossa preparação do solo envolve:
Remover detritos, pedras e ervas da área onde a horta será estabelecida.
Arrancar ervas daninhas pela raiz para evitar que cresçam novamente.
Testar o pH do solo e ajustá-lo para que esteja dentro da faixa ideal para a maioria das plantas (pH 6-7).
Usar um kit de teste de pH do solo para medir o pH.
A fertilização é feita com recurso ao composto produzido e aos estrume da Pet House da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em compostor colocado no espaço da horta com recurso aos produtos do refeitório da escola, produtos de limpeza do espaço exterior e dos jardins camarários.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, pimentos, feijão e cebola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15kg, em média

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo na escola, para venda na escola como forma de comprar novas plantas e sementes: Feirinhas sustentáveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feira manualmente com mangueira e com água da recolha da ´chuva e da lavagem dos legumes e frutas no refeitório.
A rega é feita nos períodos da manhã ou final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita mensalmente com repelente biológico feito nas aulas de química e aplicado com vigilância do funcionário afeto á horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Cabrinhas anãs.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:


No âmbito da comemoração da Semana da Alimentação, a Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião, em parceria com o Programa Eco-Escolas e o Projeto Cultural de Escola, promoveu a atividade “I Festival de Sopas do Agrupamento de Escolas de Gavião”. Esta ação, integrada no Projeto Alimenta Sã, pretendeu alertar e consciencializar os alunos para os benefícios da inclusão da sopa na sua alimentação diária, envolvendo para tal as famílias e comunidade educativa. Os ingredientes da sopa, à escolha dos participantes, tinham que ser promotores de um padrão de alimentação saudável e sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Visita a um produtor local
No âmbito do Projeto Alimenta Sã, os alunos realizaram uma visita ao Produtor Mau Lavrador – Tolosa com os seguintes objetivos:
· Dar a conhecer a componente agrícola associada à produção de alimentos e aproximar as crianças da agricultura;
· Sensibilizar as crianças para a importância da escolha dos alimentos respeitando a sua sazonalidade e a produção local.
As atividades realizadas foram:
· Visita à exploração em Tolosa (Vale de Visco - pomar de figos da índia e melaria);
· Visita à quinta do Salvador, observar várias raças nacionais de galinhas, porcos, ovelhas e cabras;
· Observar uma colmeia e explicação de como funcionam os apiários e os trabalhos ao longo do ano até à cresta para a extração do mel;
· Observar o processo de extração - exemplificar com um ou dois quadros que à data da visita terão pouco mel;
· Batizar uma colmeia - "pintar" a colmeia com as mãos;
· Observar o pomar de figueiras da índia, falar sobre o fruto e as suas características;
· Prova de mel;
· Lanche com bolo de mel e limonada.
A atividade teve como objetivo dar a conhecer a componente agrícola associada à produção de
alimentos e aproximar as crianças da agricultura. Pretendeu ainda sensibilizar para a importância da escolha dos alimentos respeitando a sua sazonalidade e a produção local, aproximando os consumidores dos produtores.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Boas Vindas do Projeto Alimenta Sã: Vamos provar o Figo da Índia!?
Pretendeu-se com esta atividade dar as boas vindas a todos os participantes do
projeto Alimenta Sã: professores, alunos e técnicos da escola e assim marcar o início do ano letivo. Dar a conhecer uma fruta que é ainda praticamente desconhecida pela maioria dos consumidores, mas que apresenta diversos benefícios ao nível do seu perfil nutricional e ao mesmo tempo as suas características de produção são naturalmente adaptadas ao Alentejo. Mostrar as razões pelas quais é um produto tão interessante para a região e com um grande potencial de introdução na ementa da escola como fruta fresca, ou para ser transformado em sumo, gelados, molho para iogurte e/ou outras receitas.
Diversas razões que fazem do figo da índia uma cultura sustentável e saudável:
- Adaptação às condições atuais de falta de água e às elevadas temperaturas do Alentejo
- Recurso já existente no Alentejo e com excelentes produções;
- Características nutricionais e funcionais muito interessantes com diversos benefícios para a
saúde.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é utilizada ao longo do ano para aulas na horta de diversas disciplinas e turmas, sendo uma mais-valia enquanto ferramenta pedagógica e laboratório vivo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.agrupamentoverticalgaviao.pt/