Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica de Gavião (Gavião)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aumento do trabalho disciplinar de campo para experiências de germinação e fatores de crescimento das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O nosso plano de manutenção:
Atividade: Rega de todas as plantas, especialmente as que estão em estágios iniciais de crescimento ou em áreas que secam mais rapidamente.
Atividade: Remoção de ervas daninhas e aplicação de métodos naturais de controle de pragas.
Repartição de Tarefas Diárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
Remover detritos, pedras e ervas da área onde a horta será estabelecida.
Arrancar ervas daninhas pela raiz para evitar que cresçam novamente.
Testar o pH do solo e ajustá-lo para que esteja dentro da faixa ideal para a maioria das plantas (pH 6-7).
Usar um kit de teste de pH do solo para medir o pH.
A fertilização é feita com recurso ao composto produzido e aos estrume da Pet House da escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita nos períodos da manhã ou final da tarde.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito da comemoração da Semana da Alimentação, a Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião, em parceria com o Programa Eco-Escolas e o Projeto Cultural de Escola, promoveu a atividade “I Festival de Sopas do Agrupamento de Escolas de Gavião”. Esta ação, integrada no Projeto Alimenta Sã, pretendeu alertar e consciencializar os alunos para os benefícios da inclusão da sopa na sua alimentação diária, envolvendo para tal as famílias e comunidade educativa. Os ingredientes da sopa, à escolha dos participantes, tinham que ser promotores de um padrão de alimentação saudável e sustentável.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
No âmbito do Projeto Alimenta Sã, os alunos realizaram uma visita ao Produtor Mau Lavrador – Tolosa com os seguintes objetivos:
· Dar a conhecer a componente agrícola associada à produção de alimentos e aproximar as crianças da agricultura;
· Sensibilizar as crianças para a importância da escolha dos alimentos respeitando a sua sazonalidade e a produção local.
As atividades realizadas foram:
· Visita à exploração em Tolosa (Vale de Visco - pomar de figos da índia e melaria);
· Visita à quinta do Salvador, observar várias raças nacionais de galinhas, porcos, ovelhas e cabras;
· Observar uma colmeia e explicação de como funcionam os apiários e os trabalhos ao longo do ano até à cresta para a extração do mel;
· Observar o processo de extração - exemplificar com um ou dois quadros que à data da visita terão pouco mel;
· Batizar uma colmeia - "pintar" a colmeia com as mãos;
· Observar o pomar de figueiras da índia, falar sobre o fruto e as suas características;
· Prova de mel;
· Lanche com bolo de mel e limonada.
A atividade teve como objetivo dar a conhecer a componente agrícola associada à produção de
alimentos e aproximar as crianças da agricultura. Pretendeu ainda sensibilizar para a importância da escolha dos alimentos respeitando a sua sazonalidade e a produção local, aproximando os consumidores dos produtores.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Pretendeu-se com esta atividade dar as boas vindas a todos os participantes do
projeto Alimenta Sã: professores, alunos e técnicos da escola e assim marcar o início do ano letivo. Dar a conhecer uma fruta que é ainda praticamente desconhecida pela maioria dos consumidores, mas que apresenta diversos benefícios ao nível do seu perfil nutricional e ao mesmo tempo as suas características de produção são naturalmente adaptadas ao Alentejo. Mostrar as razões pelas quais é um produto tão interessante para a região e com um grande potencial de introdução na ementa da escola como fruta fresca, ou para ser transformado em sumo, gelados, molho para iogurte e/ou outras receitas.
Diversas razões que fazem do figo da índia uma cultura sustentável e saudável:
- Adaptação às condições atuais de falta de água e às elevadas temperaturas do Alentejo
- Recurso já existente no Alentejo e com excelentes produções;
- Características nutricionais e funcionais muito interessantes com diversos benefícios para a
saúde.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: