Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Regularmente são realizados “Mercadinhos” com produtos da horta e que têm grande adesão por parte da comunidade educativa com venda imediata de praticamente todos os produtos hortícolas disponíveis. Os alunos responsáveis pela sua dinamização estiveram também muito empenhados, tirando do seu tempo sem aulas para estar presentes e ajudar. O “Mercadinho da Horta” tem uma estrutura em madeira de apoio à mostra de produtos, construída pela Brigada das Artes Plásticas do Eco Escolas há três anos.
Para além do “Mercadinho da Horta” são por vezes feitas ofertas de produtos da horta à comunidade educativa, como por exemplo, legumes, aromáticas, plantas para chá e fruta das árvores do pomar.
Desde o seu início os alunos respeitam o espaço da horta, não danificando nem roubando produtos hortícolas. É de destacar o interesse crescente pelo contacto com a Natureza e o prazer na recolha dos produtos produzidos assim como o entusiasmo na observação semanal do crescimento das plantações e nas descobertas de biodiversidade quando estão a tratar da horta. Também o conhecimento do ciclo de vida de cada uma das espécies vegetais e os cuidados a ter para o seu desenvolvimento e a sensibilização para a implementação de técnicas biológicas, comprovando-se o sucesso das mesmas, e a surpresa de quem prova os alimentos, pelo seu sabor e textura, sem adição de químicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano apenas existiu uma Brigada de apoio, a qual funcionou em regime curricular. Esta brigada era formada por uma turma de 6.º ano que apoiou trimestralmente na manutenção dos loureiros e pomar, através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (no âmbito dos DAC´s). Não foi possível ter mais turmas em modo curricular, como no ano letivo anterior, dado que deixou de existir Oficina de Projeto devido à redução de crédito horário.
7. Como é feita a preparação do solo?
Nas diversas plantações dos talhões e canteiro das aromáticas, é colocada uma camada de caruma proveniente das casuarinas da escola, para manter a humidade da terra. Pontualmente, em algumas plantações, é utilizada cinza trazida por vários elementos da comunidade educativa, a fim de fertilizar o solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Esporadicamente, recolhem-se restos de vegetais do bar dos professores e refeitório dos alunos, para serem colocados também no compostor.
Alguns membros da comunidade educativa trazem cinza para colocar nas plantações.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas: alface; morangueiro; tomate cherry; tomate coração de boi; pimento; cebolo; curgete; feijão; ervilhas; fava; alho-francês e beringela.
Aromáticas no talhão inferior: cebolinho e coentros.
Pomar: laranjeira, pereira, romãzeira, limoeiro, figueira, pessegueiro e ameixoeiras. Em breve será plantada uma macieira, no âmbito de uma atividade de teatro dinamizada com alunos de 5.º ano, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Continua a ser aguardada a implementação de um sistema de recolha da água das chuvas. O reservatório foi atribuído à escola por uma empresa, através do representante dos encarregados de educação, há dois anos, mas está a faltar a construção de um sistema de recolha da água das caleiras diretamente para o reservatório, que depende de autorização e implementação por parte do Município.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os “Mercadinhos da Horta” foram dinamizados por alunos da Brigada, responsáveis por anunciar e vender os produtos hortícolas recolhidos na horta e ainda pela recolha e contabilização do dinheiro. A adesão por parte da comunidade educativa foi muito grande, tendo sido vendidos quase todos os produtos de imediato, alguns até já estavam reservados antes de a venda começar. O dinheiro recolhido reverteu para aquisição de recursos para a horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A satisfação de muitos alunos em realizar atividades que no passado, ou ainda no presente, realizavam com os avós reavivando assim memórias e o prazer em trabalhar a terra. Este entusiasmo é sentido também nas conversas com diversos adultos da comunidade educativa
15.1. Link para a página da horta: