Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 3 anos, mas este ano a localização foi alterada

2. Área aproximada da horta (m²):

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias, pricipalmente os avós que se deslocam ao Colégio, participam com os netos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta oferece uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre ecologia, e agricultura de uma maneira prática e envolvente.
Os alunos aprendem sobre a origem dos alimentos, a importância de uma alimentação saudável e como diferentes vegetais contribuem para uma dieta equilibrada.
Cuidar das plantas ensina os alunos sobre responsabilidade e compromisso, já que a horta requer atenção e cuidados constantes.
A horta educa os alunos sobre práticas sustentáveis, como compostagem, conservação da água e biodiversidade, promovendo uma mentalidade ecológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada semanalmente no Clube Eco-Escolas e quando os alunos têm tempos livres, aproveitam-no na horta.
As tarefas saõ repartidas por todos os envolventes de acordo com as necessidades no momento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi realizada a limpeza do terreno inicialmente, e a fertilização provém da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos do refeitório

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de tomate, alfaces, alhos franceses, morangos, pimentos, limoeiro e laranjeiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São para o refeitório do Colégio.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Torneira localizada no local.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Com cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A participação ativa dos alunos.

15.1. Link para a página da horta:

Instagram: colegiosenhormilagres