Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Houve uma pausa de 4 anos, este ano iniciamos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

clube Eco Escolas e alunos do 5ºA

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Forneceram algumas sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Hortas comunitárias e escolares não só promovem uma alimentação saudável e sustentável, mas também têm o potencial de transformar a dinâmica social, econômica e educacional de uma comunidade. Por meio dessas hortas, os alunos desenvolvem habilidades valiosas, reforçam a coesão social e aprendem a valorizar o meio ambiente e a sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos tinham escalas para a rega da horta, como para a limpeza de ervas daninhas. Ao fim de semana, se não chovesse, uma funcionária regava apenas ao sábado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com borras de café, casca de fruta e

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces de três espécies, curgetes e pepinos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 pés de alface 6 pepinos e 8 curgetes

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Vendeu-se na feira de produtos agrícolas realizada na escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi realizado

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda e exposição dos produtos na feira de produtos agrícolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:


No espaço ao redor da horta, os alunos criaram um jogo da macaca. Isso transformou o local em um cantinho ainda mais agradável, onde os alunos adoravam estar e acompanhar o desenvolvimento da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Nas árvores em volta da horta os alunos colocaram bebedouros para aves e um hotel de insetos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi um recomeço muito positivo, com grande envolvimento e interesse dos alunos. No entanto, é importante reconhecer que ainda há muito a melhorar. Certamente, foi bom e saudável retomar essas práticas na escola.

15.1. Link para a página da horta: