Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Professor Arménio Lança (Santiago do Cacém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

pelo menos 3

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais e Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

416

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No fornecimento de sementes e plantas.
No visionamento e a dar alguns conselhos e ajuda.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos encontram-se motivados e algumas aulas de ciências são dadas na BioHorta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma trata da sua BioHorta.
A funcionária responsável pelos espaços verdes ajuda.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Junta de Freguesia efetua a limpeza, mobilização e fertilização inicial e depois são os alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas verdes e secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, ervilhas, feijão verde, favas, coentros, salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi feita esta monitorização, uma vez que cada turma é responsável pelos produtos da sua BioHorta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns foram feitas saladas para os alunos consumirem, outras foram entregues a alguns alunos com mais necessidade.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A BioHorta é regada de manhã, quando há necessidade.
Quando chove não é necessário, no Verão é regada dia-sim dia-não.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, manualmente.
Quando são encontradas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso do Espantalho, 1 vez para todo o Agrupamento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Elaboração de saladas, 2 vezes para toda a turma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso de Espantalhos, 1 vez

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: