Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais ou menos 22 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 45 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio / Treino de Competências Funcionais / Formação Pessoal e Social.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam indiretamente, com os seus likes e comentários na página do Facebook da Escola, quando são realizadas publicações sobre as atividades desenvolvidas neste Projeto. Participam diretamente quando adquirem os produtos hortícolas da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Relativamente aos alunos, com o desenvolvimento deste Projeto, os mesmo têm a oportunidade de: Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico na agricultura; Aprender e adotar técnicas da agricultura tradicional e biológica; Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo; Contacto mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; Conhecer as diferentes etapas das culturas hortícolas; Contribuir para o melhoramento e arranjo dos espaços exteriores a escola.
Com o desenvolvimento deste Projeto é ainda possível valorizar a interação entre a Escola e a comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta da Escola visa a dinamização dos canteiros do espaço exterior da escola, de forma a alindar o espaço exterior, assim como proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem.
Dividida em pequenos talhões (2), dando uso a uma parcela de terreno pertencente à escola, cada turma (Sala 2 e Sala 3) tem a oportunidade de cuidar do crescimento de um conjunto diversos frutos e vegetais. E de uma pequena estufa, onde são plantadas ervas aromáticas.
Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais.
Sempre orientados pelo professor responsável, os alunos deslocam-se semanalmente à horta, para lá realizarem as tarefas necessárias (preparação do terreno, plantação, monda, rega, colheita, etc.).

7. Como é feita a preparação do solo?

Relativamente à limpeza do terreno, esta é realizada pelos alunos com a orientação dos professores. É realizada manualmente (sem o uso de ferramentas mecânicas) usando os instrumentos tradicionais da agricultura: pás, enxadas; ancinhos, carrinho de mão, etc. As ervas recolhidas nesta limpeza servem posteriormente de alimento aos animais que existem o espaço escolar (galinhas, patos, gansos, faisões, pavões, burros, cavalos).
No que diz respeito à fertilização do terreno, esta é realizada também pelos alunos, com estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar após passar pelo compostor.
Algumas vezes é ainda utilizado húmus de minhoca (tendo por base a decomposição do estrume dos cavalos e dos burros), também produzido na escola, como forma de tornar mais rico o solo para a produção de frutas e vegetais.
Nas culturas deste ano foram utlizadas borras de café e casas de ovos triturados para fortalecer o solo e proteger as culturas de pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com o estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar, através de dois processos distintos: degradação natural do estrume (compostor); produção de húmus de minhoca.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No presente ano letivo, já foi possível produzir couves portuguesas, estando no momento plantados alfaces, favas e diversas ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, etc.). Está ainda previsto realizar a plantação de tomateiros e de feijão verde, no seu devido tempo (maio/junho).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couves Portuguesas – 5 Kg; Alfaces – 2Kg; Favas – 3 Kg; Ervas aromáticas – 1Kg; Tomate: 4 Kg (estimativa); Feijão Verde: 4 kg (estimativa).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais (confeção de pequenas refeições e/ou venda na comunidade escolar - pais e funcionários).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nos períodos menos quentes do dia, sempre que necessário, em parceria com o Projeto Água, Fonte de Vida, que, entre outras ações, realizada a recolha/armazenamento da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Esta monitorização é realizada através da observação direta sempre que se realizam trabalhos na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para combater as pragas que foram surgindo (lagartas, lesmas e caracóis), este grupo de alunos recorreu a um conjunto de “dicas”, do tempo dos nossos avós e que intitularam como “Os segredos da Horta”, dos quais se destacamos seguintes:
- Afastar as borboletas e as lagartas da horta com bolas de esferovite;
- Cascas de Ovos para fortalecer o solo;
- Borras de café para afastar lesmas e caracóis;
- Detergente neutro para “dar cabo” das lagartas nas couves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

- Burros e cavalos – que fornecem estrume, que é usado com fertilizante;
- Galinhas, patos, gansos, faisões, pavões – que comem os restos da horta, nomeadamente, ervas resultantes da moda do terreno e sobras de produção que não está própria para consumo humano.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

“Sabores da Horta (Confeção de sopas e outros pratos)

Preparar, plantar, cuidar, colher, transformar, confecionar e degustar, foram as ações que os alunos das Sala 2/3 desenvolveram ao longo cinco meses (de setembro a janeiro) no âmbito do Projeto Horta Pedagógica, fortalecendo o seu sentido ecológico, a sua formação pessoal e social, bem como hábitos de alimentação saudável, baseados na dieta mediterrânica.
Assim, na semana passada, foi tempo de colher as couves que foram plantadas e cuidadas com “muito amor e carinho” pelos alunos.
Com ajuda de todos, as couves foram apanhadas, lavadas com água e vinagre, para retirar todos os bichinhos, e de seguida cortadas e acondicionadas.
Com as couves já arranjadas, foram todos para a cozinha confecionar um belo Caldo Verde, que depois de pronto foi saboreado e aprovado pelos alunos e adultos da sala.”

Notícia na página do Facebook da Escola
https://www.facebook.com/watch/?v=428963352786596

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

“Segredos da Horta II – Cascas de Ovos (Aulas na Horta)
Hoje, a Carolina e Luana (Sala 2), no âmbito do Projeto “Horta Pedagógica”, querem partilhar mais um segredo para ter e manter uma horta ou jardim saudável.
As cascas de ovo são ricas em cálcio, potássio e magnésio e por essa razão é interessante adicioná-las a um composto, à terra dos vasos ou ao solo da sua horta.
Primeiro, há que triturar as cascas de ovo num almofariz com a ajuda de um pilão.
E depois, é só colocar as cascas trituradas na terra onde está a planta.
Com a casca de ovos, a planta cresce forte e saudável!”

Notícia na página do Facebook da Escola https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02na9UYoozrfGGvd1c9RGjuviUZNmFskByNnPD5mFxEU2cDKR45iJzYiqrtzXewwBTl&id=100057280336262

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

“Venda de Caldo Verde (Feira na Escola)

Os alunos da Sala 2, colocaram em prática mais uma competência: a de vendedores!...
Depois de lavado, arranjado, cortado e embalado, foi tempo de vender o Caldo Verde.
Para tal, os jovens vendedores andaram de sala em sala a apregoar o seu produto! Que esgotou num ápice!
Com esta iniciativa, foi possível fechar o ciclo da atividade “Sabores da Horta” que faz parte do Projeto Horta Pedagógica.”

Notícia na página do Facebook da Escola
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0VLaktJ5FmSd63zcE7UvqBYyQEmLpa5m7HZUCvM8ks3A8vPCQvTLGarNXWBXhBpDJl&id=100057280336262

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, formando munícipes mais exigentes e mais ativos na construção de um território com mais qualidade.
A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona ao aluno com Necessidades Educativas Especiais benefícios de nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
Visando desenvolver o sentido ecológico no âmbito da Formação Pessoal e Social dos alunos, bem como o estímulo pela aquisição de hábitos de alimentação saudável, a nossa escola, juntando vários elementos da comunidade educativa, mais um ano letivo decidiu dar continuidade à horta pedagógica, na qual professores, alunos e funcionários se têm encarregado da sua manutenção.
Sendo o Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, uma Escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos estão conscientes de que a natureza é a nossa herança e que devemos amá-la e respeitá-la, este projeto visa valorizar os espaços de cultivo como fonte de riqueza que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades.

15.1. Link para a página da horta:

Página do Facebook da Escola (onde são divulgadas as atividades dinamizadas no âmbito de Projeto): https://www.facebook.com/Centro-S%C3%B3cio-Educativo-341917076270030