Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Com o desenvolvimento deste Projeto é ainda possível valorizar a interação entre a Escola e a comunidade educativa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Dividida em pequenos talhões (2), dando uso a uma parcela de terreno pertencente à escola, cada turma (Sala 2 e Sala 3) tem a oportunidade de cuidar do crescimento de um conjunto diversos frutos e vegetais. E de uma pequena estufa, onde são plantadas ervas aromáticas.
Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais.
Sempre orientados pelo professor responsável, os alunos deslocam-se semanalmente à horta, para lá realizarem as tarefas necessárias (preparação do terreno, plantação, monda, rega, colheita, etc.).
7. Como é feita a preparação do solo?
No que diz respeito à fertilização do terreno, esta é realizada também pelos alunos, com estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar após passar pelo compostor.
Algumas vezes é ainda utilizado húmus de minhoca (tendo por base a decomposição do estrume dos cavalos e dos burros), também produzido na escola, como forma de tornar mais rico o solo para a produção de frutas e vegetais.
Nas culturas deste ano foram utlizadas borras de café e casas de ovos triturados para fortalecer o solo e proteger as culturas de pragas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
- Afastar as borboletas e as lagartas da horta com bolas de esferovite;
- Cascas de Ovos para fortalecer o solo;
- Borras de café para afastar lesmas e caracóis;
- Detergente neutro para “dar cabo” das lagartas nas couves.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
- Galinhas, patos, gansos, faisões, pavões – que comem os restos da horta, nomeadamente, ervas resultantes da moda do terreno e sobras de produção que não está própria para consumo humano.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Preparar, plantar, cuidar, colher, transformar, confecionar e degustar, foram as ações que os alunos das Sala 2/3 desenvolveram ao longo cinco meses (de setembro a janeiro) no âmbito do Projeto Horta Pedagógica, fortalecendo o seu sentido ecológico, a sua formação pessoal e social, bem como hábitos de alimentação saudável, baseados na dieta mediterrânica.
Assim, na semana passada, foi tempo de colher as couves que foram plantadas e cuidadas com “muito amor e carinho” pelos alunos.
Com ajuda de todos, as couves foram apanhadas, lavadas com água e vinagre, para retirar todos os bichinhos, e de seguida cortadas e acondicionadas.
Com as couves já arranjadas, foram todos para a cozinha confecionar um belo Caldo Verde, que depois de pronto foi saboreado e aprovado pelos alunos e adultos da sala.”
Notícia na página do Facebook da Escola
https://www.facebook.com/watch/?v=428963352786596
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Hoje, a Carolina e Luana (Sala 2), no âmbito do Projeto “Horta Pedagógica”, querem partilhar mais um segredo para ter e manter uma horta ou jardim saudável.
As cascas de ovo são ricas em cálcio, potássio e magnésio e por essa razão é interessante adicioná-las a um composto, à terra dos vasos ou ao solo da sua horta.
Primeiro, há que triturar as cascas de ovo num almofariz com a ajuda de um pilão.
E depois, é só colocar as cascas trituradas na terra onde está a planta.
Com a casca de ovos, a planta cresce forte e saudável!”
Notícia na página do Facebook da Escola https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02na9UYoozrfGGvd1c9RGjuviUZNmFskByNnPD5mFxEU2cDKR45iJzYiqrtzXewwBTl&id=100057280336262
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos da Sala 2, colocaram em prática mais uma competência: a de vendedores!...
Depois de lavado, arranjado, cortado e embalado, foi tempo de vender o Caldo Verde.
Para tal, os jovens vendedores andaram de sala em sala a apregoar o seu produto! Que esgotou num ápice!
Com esta iniciativa, foi possível fechar o ciclo da atividade “Sabores da Horta” que faz parte do Projeto Horta Pedagógica.”
Notícia na página do Facebook da Escola
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0VLaktJ5FmSd63zcE7UvqBYyQEmLpa5m7HZUCvM8ks3A8vPCQvTLGarNXWBXhBpDJl&id=100057280336262
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona ao aluno com Necessidades Educativas Especiais benefícios de nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
Visando desenvolver o sentido ecológico no âmbito da Formação Pessoal e Social dos alunos, bem como o estímulo pela aquisição de hábitos de alimentação saudável, a nossa escola, juntando vários elementos da comunidade educativa, mais um ano letivo decidiu dar continuidade à horta pedagógica, na qual professores, alunos e funcionários se têm encarregado da sua manutenção.
Sendo o Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, uma Escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos estão conscientes de que a natureza é a nossa herança e que devemos amá-la e respeitá-la, este projeto visa valorizar os espaços de cultivo como fonte de riqueza que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades.
15.1. Link para a página da horta: