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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano.
2. Área aproximada da horta (m²):
25
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, EV/ET.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
9
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Fornecendo algumas sementes.
Frequência: uma única vez.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A existência de uma cozinha pedagógica ligada ao curso profissional de Cozinha existente na escola permite o envolvimento dos alunos na utilização dos produtos hortícolas e ervas aromáticas na confeção de refeições.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A docente responsável tem dois tempos semanais que utiliza para trabalhar na horta e orientar um grupo de alunos do 6º ano na definição e distribuição de tarefas. Os trabalhos são realizados em pequenos grupos que, rotativamente, executam as tarefas necessárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos e professora realizaram a limpeza do terreno, cavando-o, removendo as pedras e ervas existentes. As ervas daninhas foram depositadas no compostor da escola. Mais tarde, fertilizaram o terreno com o composto obtido.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor que foi oferecido pelo Município o qual é alimentado com resíduos que saem da horta, bem como alguns restos de alimentos obtidos na cantina escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cebolas, alhos, couve galega, couve naba, repolho e bacalã, ervilhas, favas, feijões, beterraba roxa, alho francês e ervas aromáticas (salsa, aipo, coentros, alecrim e açafrão).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
15.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maioria dos produtos obtidos é consumida pela cozinha pedagógica, associada ao curso profissional de Cozinha. Por vezes, é disponibilizado um almoço aos professores da responsabilidade dos alunos do curso.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, os alunos envolvidos trabalham semanalmente na horta, observam diretamente o surgir de pragas, por exemplo lesmas e caracóis. Nesse sentido, foi utilizado um produto natural (cinza) que produziu os efeitos desejados.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Com alguma frequência realiza-se na escola Básica Dr. Acácio de Azevedo o chamado "almoço pedagógico", no qual formadores e alunos do curso profissional de Culinária elaboram uma ementa saudável e sustentável para o pessoal docente, com utilização de produtos hortícolas e ervas aromáticas retiradas da horta. Desde a confeção de sopas às saladas, passando pela incorporação de ervas aromáticas nos pratos confecionados, a maioria dos produtos são provenientes da horta situada no espaço exterior da cozinha pedagógica.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O convívio que se estabelece no grupo de alunos, voluntários, e a responsabilidade que lhes é incutida. Por outro lado, são trabalhadas competências de trabalho de equipa e interajuda num projeto de carácter multidisciplinar.
15.1. Link para a página da horta: