Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, EV/ET.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo algumas sementes.
Frequência: uma única vez.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência de uma cozinha pedagógica ligada ao curso profissional de Cozinha existente na escola permite o envolvimento dos alunos na utilização dos produtos hortícolas e ervas aromáticas na confeção de refeições.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A docente responsável tem dois tempos semanais que utiliza para trabalhar na horta e orientar um grupo de alunos do 6º ano na definição e distribuição de tarefas. Os trabalhos são realizados em pequenos grupos que, rotativamente, executam as tarefas necessárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos e professora realizaram a limpeza do terreno, cavando-o, removendo as pedras e ervas existentes. As ervas daninhas foram depositadas no compostor da escola. Mais tarde, fertilizaram o terreno com o composto obtido.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor que foi oferecido pelo Município o qual é alimentado com resíduos que saem da horta, bem como alguns restos de alimentos obtidos na cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolas, alhos, couve galega, couve naba, repolho e bacalã, ervilhas, favas, feijões, beterraba roxa, alho francês e ervas aromáticas (salsa, aipo, coentros, alecrim e açafrão).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos obtidos é consumida pela cozinha pedagógica, associada ao curso profissional de Cozinha. Por vezes, é disponibilizado um almoço aos professores da responsabilidade dos alunos do curso.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, os alunos envolvidos trabalham semanalmente na horta, observam diretamente o surgir de pragas, por exemplo lesmas e caracóis. Nesse sentido, foi utilizado um produto natural (cinza) que produziu os efeitos desejados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com alguma frequência realiza-se na escola Básica Dr. Acácio de Azevedo o chamado "almoço pedagógico", no qual formadores e alunos do curso profissional de Culinária elaboram uma ementa saudável e sustentável para o pessoal docente, com utilização de produtos hortícolas e ervas aromáticas retiradas da horta. Desde a confeção de sopas às saladas, passando pela incorporação de ervas aromáticas nos pratos confecionados, a maioria dos produtos são provenientes da horta situada no espaço exterior da cozinha pedagógica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O convívio que se estabelece no grupo de alunos, voluntários, e a responsabilidade que lhes é incutida. Por outro lado, são trabalhadas competências de trabalho de equipa e interajuda num projeto de carácter multidisciplinar.

15.1. Link para a página da horta: