Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

O espaço total da horta tem aproximadamente 35 m2, o espaço cultivado é constituído por 9 canteiros feitos com paletes de madeira (com cerca de 1,3 m2 cada), mais um pequeno canteiro com 1,5 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3 professores.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Educação visual, Educação Tecnológica e CEA (Complemento à Educação Artística).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação cederam algumas sementes e plântulas, tais como alfaces e alho-francês.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta da nossa escola já é um espaço conhecido e que suscita um cada vez maior interesse e curiosidade tanto por parte dos alunos como dos professores.
O grupo responsável pelos trabalhos da horta continuou a ser constituído por alunos com necessidades educativas especiais, que revelam uma grande motivação e disponibilidade na realização dos trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço e que promove as suas autonomias e autoconfiança, para além dos conhecimentos aprendidos. Este ano, estiveram ainda envolvidos os alunos de uma turma do 5.ºano de escolaridade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho de preparação da terra, sementeira, plantio e manutenção é realizado pelos alunos que frequentaram o clube Eco-Escolas que tem como principal objetivo tratar do espaço da horta. Para as atividades de manutenção, tais como: limpeza do espaço, recolha das ervas daninhas e, principalmente a rega; foi elaborada uma escala de serviço semanal, onde os alunos do clube e da turma do 5.º ano envolvida, foram responsáveis por essas atividades, mas sempre com orientação de um professor.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação da terra começa com a retirada de todas as ervas daninhas. O terreno é cavado pelos alunos e deixado a "arejar" durante alguns dias. Posteriormente distribuem-se os canteiros pelas espécies que pretendem semear/plantar de acordo com a exposição solar que cada um desses canteiros tem. Na fertilização é utilizado algum composto retirado dos nossos compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados para realizar a compostagem são provenientes da limpeza dos espaços verdes da nossa escola (corte de relva, folhas mortas, etc) e resíduos orgânicos resultantes da limpezas dos canteiros da própria horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano realizamos as seguintes culturas:
Durante o inverno semeámos nabiças, favas, ervilhas e alhos.
Na primavera semeámos rabanetes, cenouras e rúcula selvagem e plantámos alfaces (três espécies diferentes), curgetes, tomateiros duas espécies diferentes), beringelas, pepinos, abóboras, couves (lombarda), alho-francês e beterrabas.
Mantemos dois canteiros com salsa e espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento já recolhemos:
5 kg de favas
1 kg de ervilhas
1 réstia de alhos (com 26 cabeças de alho)
2,5 kg de espinafres;
16 raminhos de salsa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O bar e a cantina da nossa escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada quando necessário e é feita a partir de um recipiente com capacidade de 1000 l. Este ano realizámos uma experiência para aproveitar as águas pluviais, mas a ligação ainda precisa de alguns ajustes para que funcione eficazmente. A rega é executada pelos alunos do clube e pelos alunos da turma do 5.º ano que, este ano letivo, participaram nos trabalhos da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente com a verificação do estado da plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos algumas plantas afetadas por caracóis e lesmas. Tentámos combater os “ataques” desses pequenos animais com a colocação de cinzas de madeira, provenientes dos recuperadores que temos na escola, em volta das plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: