Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O grupo responsável pelos trabalhos da horta continuou a ser constituído por alunos com necessidades educativas especiais, que revelam uma grande motivação e disponibilidade na realização dos trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço e que promove as suas autonomias e autoconfiança, para além dos conhecimentos aprendidos. Este ano, estiveram ainda envolvidos os alunos de uma turma do 5.ºano de escolaridade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Durante o inverno semeámos nabiças, favas, ervilhas e alhos.
Na primavera semeámos rabanetes, cenouras e rúcula selvagem e plantámos alfaces (três espécies diferentes), curgetes, tomateiros duas espécies diferentes), beringelas, pepinos, abóboras, couves (lombarda), alho-francês e beterrabas.
Mantemos dois canteiros com salsa e espinafres.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
5 kg de favas
1 kg de ervilhas
1 réstia de alhos (com 26 cabeças de alho)
2,5 kg de espinafres;
16 raminhos de salsa.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: