Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

construção de novos canteiros.
construção de novos canteiros.
construção de novos canteiros.
construção de novos canteiros.
Visita ao galinheiro.
Visita ao galinheiro.
Visita à horta.
Visita à horta.
Novos canteiros da horta.
Novos canteiros da horta.

horta em março

Germinação.
Germinação.
Hidroponia.
Hidroponia.
Plantação.
Plantação.
Plantação.
Plantação.
Plantação de tremoceiros.
Plantação de tremoceiros.
Plantação de couves.
Plantação de couves.

horta em maio

Plantação - feijoeiros
Plantação - feijoeiros
Plantação - feijoeiros
Plantação - feijoeiros
germinação - feijoeiros
germinação - feijoeiros
Germinação - feijoeiros
Germinação - feijoeiros
Espantalho Dinis na horta
Espantalho Dinis na horta

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Maiss de 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias/ encarregados de educação participam quase sempre que solicitados. Contribuem com sementes/ plantas biológicas a utilizar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na comunidade e nos alunos possibilita o contacto com a natureza; desperta o interesse para o cultivo de horta; permite construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentabilidade do nosso planeta, promovendo uma consciência ecológica e hábitos de vida saudável e sustentável. Permite (In) formar sobre o modo de produção biológico; produzir alimentos naturais; consciencializar para a importância de consumir alimentos saudáveis e nutritivos; desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes e desenvolver o espírito de grupo e entreajuda para dinamizar espaços exteriores.
O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta envolve alunos do 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e educação inclusiva, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação. Os alunos são responsáveis por preparar o solo, semear, plantar, regar e identificar as várias plantas. Posteriormente, efetuam a colheita da produção, sempre com a supervisão de adultos.

7. Como é feita a preparação do solo?

As operações de mobilização do solo são essenciais ao bom desenvolvimento das plantas.
É efetuado o corte e limpeza das ervas, retiradas as plantas infestantes, pequenas rochas e alguns resíduos que lá se encontravam e que iriam dificultar o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Os resíduos verdes foram transportados para o compostor para se transformarem em composto, posteriormente o composto obtido servirá de fertilizante a utilizar em novas plantações.
Tendo em conta que o terreno é inclinado procedeu-se ao parcelamento (cultivo em socalcos) de rampas niveladas. O cultivo em socalco permite reduzir as perdas de solo e de água decorrentes da erosão e previne a formação de sulcos.
Seguidamente a terra foi revolvida com o auxílio da enxada (adultos) e sacho (alunos) de modo a ficar solta permitindo assim que circule melhor a água e o ar.
Na fertilização do solo cinzas e borras de café (fonte de azoto, fósforo e potássio), cascas de ovo (fornecem o cálcio necessário para o desenvolvimento celular das plantas), e húmus existente nos espaços exteriores da escola por forma a tornar o solo mais fofo, permeável, e mais fácil de manusear.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos verdes (folhas secas, madeira da poda das árvores e aparas de relva) e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foi feita a sementeira de ervilhas (Pisum sativa) favas (Vivia faba), tremoço- branco (Lupinus albus), tremoço amarelo (Lupinus luteus).
Serão ainda plantados tomateiros (Solanum lycopersicum), chuchu (Sechium edule), e semeadas abóboras, família Cucurbitaceae.
Foram plantadas couves galegas (Brassica oleracea) e maracujá-maracujazeiro.
Serão plantadas ervas aromáticas/ condimentares/ ornamentais/ medicinais, tais como: a sálvia (Salvia officinalis), salsa (Petroselinum crispum), cidreira/ menta/ hortelã (género Mentha), alecrim (Sálvia rosmarinus), calêndulas (Calendula officinalis), Funcho (Foeniculum vulgare), artemísia (Artemisia vulgaris), chicória (Cichorium pumilum), espinafres (Spinacia oleracea), urtiga, alecrim (Rosmarinus officinalis), lavanda (Lavandula angustifolia), e o tomilho (Thymus vulgaris) que mantém afastadas as pragas.
Flores: violetas brancas e roxas, malvas, roseiras e trepadeiras.
Uma HortaBio e Biodiversa continuará a existir na escola D. Dinis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pela comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida para um depósito sendo posteriormente utilizada para regar as plantas da horta com um regador. Quando não há água proveniente da chuva fazemos a irrigação com mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na horta são feitas consociações de plantas com o objetivo de evitar o ataque de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinha Doméstica (Gallus gallus var. domesticus).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao lecionar aulas na horta pretendemos incentivar os alunos para o contato com a natureza, motiva-los para a prática de uma alimentação saudável e sustentável desenvolvendo atividades que promovam a consciência ecológica.
Tendo em conta que a horta é um “laboratório vivo” pretende-se promover a interdisciplinaridade, sensibilizando os professores para a realização de atividades práticas/ experimentais, nas diferentes áreas disciplinares.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola: BioVitis@D.Dinis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Campo de Férias de Natal...
Campo de Férias da Páscoa...
Campo de Férias de Verão

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está delimitada por plantas autóctones, tais como: sobreiros (Quercus suber), carvalhos (Quercus rubra), pilriteiro (Crataegus monogyna), medronheiro (Arbutus unedo), e loureiro (Laurus nobilis)..., entre outras.
Próximo da Horta encontra-se um lago ...

15.1. Link para a página da horta: