Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8

2. Área aproximada da horta (m²):

110m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curriculares na disciplina de Estudo do meio e do Português- Projeto Ser Mindfulness; Clubes do Ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

102

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível, pelo menos uma vez por período, quer através do convite para realizar atividades com os alunos, quer da colaboração com sementes, materiais (ex:estacas para feijões), plantas animais, para a horta, quer no escoamento dos produtos ou na participação dos projetos em torno da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tal como nos anos anteriores, a horta continua a ser na nossa escolas um local de interesse dos alunos e das famílias, que referem as atividades realizadas na mesma, e gostam de explorar ou visitar o espaço. Os alunos gostam de todas as atividades realizadas ai e demonstram-no, gostam especialmente de mexer na terra, de fazer sementeiras e plantações, e ver a evolução das culturas ao longo do tempo. Cuidam das culturas (regar, tirar ervas, fertilizar) e ficam ansiosos por colher os frutos do seu trabalho, e os provarem. Na comunidade envolvente, a nossa horta já é conhecida e pedem-nos para fazer visitas à mesma (ex: alunos7professores da escola secundária, familiares dos alunos..) e sempre que possível disponibilizamos os produtos colhidos. Acompanham-nos pelas redes sociais e valorizam o trabalho desenvolvido com os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, por turma, os alunos responsáveis (grelha dos responsáveis da horta) vão à horta, observam o seu espaço de cultivo e dia sim dia não de manhã, fazem a rega do mesmo. Quando verificam a necessidade de maior manutenção (retirada de ervas daninhas, colheitas) comunicam aos docentes e é estipulada uma hora para todos os alunos efetuarem a tarefa necessária. No Clube do ambiente os alunos cuidam dos animais, alimentam-nos e cuidam dos seus habitáculos (limpeza e manutenção),usando os resíduos como fertilizante.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos alunos de cada turma responsáveis por um espaço/ canteiro, com o auxilio do jardineiro da escola e dos docentes. Nesse canteiro os alunos cavam, remexem a terra, retiram ervas, fertilizam a terra colocando resíduos dos habitáculos dos animais (galinhas, coelhos), composto e cinzas de madeiras das madeiras da carpintaria queimadas, deixando a terra preparada pra realizar sementeiras ou plantações de produtos.
Ao longo do ano vamos alternando as culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Compostagem é feita com restos de vegetais do jardim e da cozinha, que os alunos do 4º ano da Brigada da Compostagem que colocam diariamente no compostor. Quando o jardineiro os os alunos fazem a manutenção do jardim também colocam folhas secas. Por vezes são colocadas aparas de lápis e aparas de madeiras da carpintaria, serraduras, materiais lenhosos, ervas daninhas sem raiz bem como borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No jardim/horta ervas aromáticas (salsa, segurelha, vários tipos de , árvores de fruto (bananeiras, papaieira, tangerineira, limoeiro, maracujaleiro...).
Horta; alfaces (roxa, branca..), batata doce, couves (brócolos, roxa, flor, repolho...), beterraba, feijão, ervilhas, tomates, abobreiras, milho, pimentões, pinpeneleira, alho francês...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Por colheita
3 kg de alfaces
10kg de couves e ou beterrabas
6 kg de batata doce
2 a 3 Kg de alho francês

10 a 15 kg por cacho de banana
vários kgs de papaia /tangerina (na época)
Várias abóboras médias

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Mercadinho Escolar (online), onde são colocados os legumes/frutos colhidos e os docentes/alunos/pais reservam e compram contribuindo para aquisição de novas plantações e materiais para a horta
- Alimentação escolar dos alunos
- Atividades de Alimentação Saudável e Sustentável, confecção de sopas, saladas, doces/ compotas, bolos...
- Alimentação dos animais

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã dia sim dia não pelos alunos, e às tardes pelas funcionárias, quando muito seco. São dois os responsáveis pela rega orientados pelas docentes.
este ano conseguimos com a ajuda da Câmara limpar um poço abandonado e fazer a captação por uma levada da água da ribeira que passa ao lado da escola, sendo com esta água que é feita a rega. Como não chove muito na Ponta do Sol a captação da água da chuva no ano anterior, não surtiu resultados significativos, no entanto continuamos a ter o "Bidon" de recolha.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mensalmente, através da observação e registo das plantações e das culturas existentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galináceos (galinhas), roedores (coelhos, hamsters, porquinhos da índia), aves (periquitos, perdizes, rolas)

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Clube do Ambiente (1 vez por semana) ao longo do ano letivo, 42 alunos em horários alternados. Os alunos nesta atividade cuidam dos habitáculos dos animais, fazem a manutenção dos canteiros, recolhem materiais para compostagem e recebem outros alunos de outras escolas, explicando as suas atividades/ tarefas no clube.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades/ aulas ao ar livre, observação e registos em atenção Plena da Fauna e Flora, atividades de Mindfulness, Estudo do mês, realizadas pelo menos uma vez por mês com uma ou várias turmas entre 14, a 26 alunos, no qual os alunos participam com interesse e motivação. As aulas na horta/jardim, também servem para consolidação de conhecimentos, exploração de elementos ou realização de projetos.Os alunos solicitam a atividade e demonstram respeito, foco, atenção e concentração pela natureza e meio ambiente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Ao longo do ano com os produtos recolhidos na horta, são realizadas vendas e confeccionadas refeições como sopa de rama de beterraba e beterraba ralada para o almoço; Doce de Casca de Banana, Bolo de Espinafre… Estas atividades de alimentação saudável e sustentável, servem para os alunos ganharem hábitos de alimentação saudáveis e consolidarem conhecimentos sobre o tema.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Recreios diários realizados no jardim, com possibilidade de realizar tarefas na horta, nos quais as crianças podem explorar/ provar as culturas produzidas, cheiras as ervas aromáticas, trepar as árvores e mexer, estar em contacto com os animais...

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/