Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola EBI da Torreira (Murtosa)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
112
Ano de Escolaridade:
Pré e 1º ciclo
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
A Sereia
Apresentação e Descrição do Espantalho:
Espantalho UAM – “A Sereia”
Somos três alunos da valência de apoio a alunos com multideficiência do Centro de Apoio à Aprendizagem na Escola Básica da Torreira.
O nosso espantalho, ou melhor, a nossa “SEREIA”, foi inspirada no tema do desfile de Carnaval 2024 do Agrupamento de Escolas da Murtosa, alusivo aos “Deuses do Mar”.
No que diz respeito aos materiais utilizados na elaboração do espantalho, começámos por envolver as três salas do ensino pré-escolar e as seis salas do primeiro ciclo de escolaridade, pedindo a colaboração dos alunos do 1º ciclo para recolha de pacotes de leite.
Os pacotes de leite escolar foram então higienizados, abertos, recortados e aglomerados para representar as escamas, formando a cauda da Sereia.
Aos pais e familiares foi pedida a entrega de jornais/sacos do lixo. Esse material foi utilizado para enchimento e revestimento da cabeça e corpo da sereia, utilizando a técnica da papietagem, recorrendo a papel recortado, balões cheios de ar e cola branca para modelagem. Foram ainda recolhidas cápsulas de café para fazer o top da sereia.
Foi também pedida a colaboração da cozinheira e ajudantes de cozinha na recolha de aventais brancos usados e luvas, para revestir a parte superior do corpo e mãos.
Reutilizámos um cinto confeccionado no Carnaval para realçar a cintura da nossa Sereia. Para representar a boca, olhos e nariz usaram-se botões velhos, misangas, e para definir os pulsos utilizaram-se corda e rolos de papel higiénico. O cabelo foi elaborado a partir de restos de tiras de plástico e finalizado com uma coroa de uma boneca que estava inutilizada.
Além do material reciclado já referido, utilizámos, na execução da “Sereia”, tesouras, cola branca, cola pistola, cola UHU, pincel de cola, agrafador / agrafos, fita cola grossa, tubos de eletricidade e
um tambor velho para servir de base de sustentação.
Depois de tudo pronto a Sereia foi colocada na horta de plantas aromáticas para afastar aves e outros animais que poderiam causar danos às plantações sem causar danos ao meio ambiente.
Importância do Espantalho:
A importância da presença do espantalho na horta - Informação dada aos alunos:
Uma das vantagens mais significativas é sua capacidade de afastar aves e outros animais que poderiam causar danos às plantações. Pássaros como gaivotas, pardais, melros são geralmente afastados pela presença de um espantalho bem colocado.
Isso reduz significativamente o risco de danos nas culturas da horta.
É natural e sustentável e apresenta uma alternativa ecologicamente sustentável.
Os espantalhos funcionam principalmente como um impedimento visual, não causando danos ao meio ambiente nem aos animais.
Ivete Pinho
Educadora da Unidade de Multideficiência