Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
15

Ano de Escolaridade:
10 e 11º anos

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Os Condes São Bento

Apresentação e Descrição do Espantalho:
No âmbito do Concurso “Espantalho na Horta” do Programa Eco-Escolas 2023-2024, a EPACSB, demonstrou interesse na construção do seu “Espantalho, tendo sido batizado com o nome: "Os Condes São Bento"
Para a elaboração do Espantalho: "Condes São Bento", recorremos a um conjunto de materiais diversificados, que a seguir se mencionam:
- Duas canas de bambu (com 1m e 2m);
- Diversos tecidos usados;
- Sacos de serrapilheira;
- Cartão;
- Palha;
- Fio de sisal;
- Chapéu de palha;
- Marcadores/tintas à prova de água
Iniciou-se a construção do espantalho pela seleção e corte do material de suporte, ou seja as canas de bambu. Seguidamente as duas canas foram colocados em formato de cruz, para melhor suportar o peso do espantalho. Seguidamente, procedemos ao corte dos diferentes tecidos (roupas reutilizadas) e do cartão, para o recobrimento do espantalho. Para conferir o formato ideal ao espantalho, procedemos ao enchimento dos tecidos e dos sacos de serapilheira, com palha. Posteriormente, procedeu-se à colocação das diferentes partes corporais do espantalho, no suporte. Depois de colocadas todas as partes do espantalho, procedemos aos retoques de aperfeiçoamento. Em todas as fases de elaboração os alunos pautaram-se de uma participação ativa, empenhada e bastante criativa.

Importância do Espantalho:
A construção de um espantalho é uma atividade de cariz pedagógico, que conta já com alguns anos de existência. Continuam na atualidade a ser uma presença comum nas zonas rurais, tendo a capacidade de se adaptar às diferentes culturas e ambientes agrícolas. Representa por isso, uma alternativa natural e ecologicamente sustentável. A sua elaboração, permite em qualquer meio (horta rural ou horta urbana), aliar a criatividade à estratégia tradicional para afugentar os pássaros, no sentido de proteger as plantações. e pode ser benéfica quando colocado numa horta, reduzindo assim, os prejuízos, causados pelas aves insetívoras, nas culturas e colheitas. Por outro lado, este instrumento pode contribuir como meio de luta cultural, contra os inimigos das culturas, tendo como objetivo benéfico, controlar as principais pragas que acometem as nossas culturas hortícolas.