Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
16

Ano de Escolaridade:
8ºAno

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
BioBatatão

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O espantalho da horta, o BioBatatão, foi construído pelos alunos do 8ºB do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas, no âmbito do Programa Eco-Escolas, utilizando materiais de desperdício. Os alunos trabalharam de forma interessada e entusiasta no projeto, compreendendo a sua importância numa horta biológica.
Material usado na elaboração do espantalho: dois paus de madeira, pregos, palha (para o enchimento), corda, elásticos, roupa velha (camisa, calças, meias, luvas e chapéu), fronha de uma almofada, suspensórios, marcadores e cola.
Etapas da construção do espantalho:
1º) Construção do esqueleto com duas estacas de madeira em cruz.
2º) Vestir a camisa e amarrá-la nas mangas e na parte de baixo da camisa com elásticos e corda.
3º ) Estofar a camisa com palha para encher o tronco.
4º) Fazer um furo no meio das calças para passar a estaca vertical e amarrar o fundo das pernas com elásticos e corda.
5º) Estofar as calças com palha para encher as pernas e prender as calças com suspensórios fazendo-os passar na estaca horizontal, que simulam os ombros.
6º) Encher as luvas com palha para ficarem com o formato das mãos, enfiar a abertura nas mangas da camisa e amarrar com elásticos e corda.
7º) Encher as meias com palha e enfiá-las no fundo das pernas do espantalho.
8º) Encher um saco plástico com palha e forrar o saco com uma fronha velha de almofada para fazer a cabeça do espantalho.
9º) Desenhar a cara do espantalho e colocar o chapéu preso com cola.

Importância do Espantalho:
O espantalho na horta é uma figura decorativa que tem a finalidade de afastar pássaros e outros animais indesejados das áreas cultivadas. O espantalho cria a ilusão de que há uma pessoa presente, o que afasta os animais que têm medo de humanos. Foi colocado estrategicamente na horta para assustar os animais e evitar que eles se aproximem das culturas, protegendo-as de predadores e/ou do pisoteio de animais indesejados.