Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Colégio Teresiano (Braga)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
46

Ano de Escolaridade:
3, 4 e 5 anos

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Rosa

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Partindo da história do “Espantalho Enamorado”de Guido Visconti, e atendendo a que nos tínhamos comprometido com a Irmã que tratava da horta em lhe arranjar um espantalho que afugentasse os pássaros das suas sementeiras e plantações, iniciamos a construção do mesmo. Junto das crianças fez-se uma votação para decidir o género do espantalho. A maioria escolheu que o espantalho seria “menina” e uma criança sugeriu chamar-lhe ROSA. As restantes crianças aceitaram.
Aproveitando uma estrutura velha guardada nos “arrumos”, iniciou-se a sua construção depois das crianças terem selecionado as roupas e os acessórios para vestir à Espantalha ROSA. A fim de ficar mais realista, as crianças encheram a roupa de palha. Para além de roupa e palha foi também usado trapilho, botões e bijuteria.

Importância do Espantalho:
Todas as crianças foram levar a Espantalha ROSA à horta. Uma vez que durante o ano as culturas variam e para umas existe mais a necessidade do que para outras de espantar os pássaros, a Espantalha ROSA terá mobilidade para se deslocar para onde for mais necessária. A Irmã que trata da horta agradeceu às crianças e ficou prometido que o portão que separa o Jardim-de-Infância da horta será aberto, sempre que as crianças quiserem ir visitar a Espantalha ROSA ou ver as plantações e as sementeiras com o objetivo de aprofundar o que é uma alimentação saudável, como se desenvolvem as plantas e como a natureza muda ao longo do tempo.