Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica D. Duarte (Viseu)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
24 alunos

Ano de Escolaridade:
6º (Turma de 18), Voluntários eco-escolas 3 de 7º e 3 de 8º

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Espantalhaço

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O personagem foi criado associando o conceito tradicional de espantalho à imaginação / criatividade com o propósito de o tornar mais colorido e divertido como um palhaço. Foi deste modo que, naturalmente, surgiu o nome “Espantalhaço”.
O “esqueleto” é composto por duas barras de ferro, encontradas em desperdício, e soldadas em cruz; todo o corpo foi preenchido com papéis, arame e fio, reutilizados pela 2ª vez, depois de fazerem parte da árvore das palavras. A superfície do rosto foi modelada em pasta de papel e, posteriormente, pintado. Até aqui as tarefas foram realizadas pelos alunos do 6º ano, numa turma, durante as aulas de ET. e EV.
Para as roupas e cabelo utilizaram-se sacos de plástico, interior de boxe de vinho, já utilizados. As calças e os sapatos são peças oferecidas, em fim de vida. Nesta fase final e na instalação, foi fundamental a participação de alunos do 7º e 8º ano durante as sessões de trabalho no Eco-Escolas.
Na mão esquerda, o Espantalhaço segura um vaso (antigo púcaro coletor de resina) com uma sálvia florida com a função de atrair insetos polinizadores.
Na mão direita acrescentou-se uma peça giratória (tramela) que imite um som capaz de afastar os pássaros da horta.

Importância do Espantalho:
O Espantalhaço, ainda bem antes de ir morar na horta, tornou-se uma figura emblemática na escola, à medida que diferentes elementos da comunidade educativa o foram conhecendo. Entre alegria, espanto, admiração e até alguns sustos, enquanto era construído, todos lhe foram dedicando simpatia e carinho.
Agora, na Horta, pretendemos que, com as suas cores vivas continue a espalhar alegria e admiração por quantos o encontrem, e espante os pássaros das nossas culturas. Esperamos que o som emitido pela peça giratória que lhe associámos também colabore nesta função, tal como o rodar do próprio espantalho.
O vaso com sálvia florida será mais um atrativo para insetos polinizadores.