Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola Básica Frei Gil (Oliveira do Bairro)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
20
Ano de Escolaridade:
5.º
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Jeremias
Apresentação e Descrição do Espantalho:
Disciplinas envolvidas: Oficina C3 (EV, ET e CN), Português e Educação Especial
Memória descritiva:
1.º momento: Tendo em conta os projetos que vinham a ser desenvolvidos na escola, selecionou-se a turma do 5.º F, dado a mesma estar a desenvolver atividades diversas no âmbito das espécies autóctones e da sustentabilidade. Individualmente, após se ter apresentado o desafio, os alunos realizaram ilustrações de espantalhos em várias perspetivas, durante o decorrer das aulas da Oficina C3. No projeto também definiram o material que poderiam reaproveitar, trazendo o mesmo de casa, necessário para a construção do espantalho.
Após a elaboração dos projetos, os alunos votaram e chegaram ao espantalho vitorioso.
2.º momento: Para reproduzir o projeto vencedor, os alunos organizaram-se em grupos e trouxeram de casa materiais que pudessem ser reutilizados (sacos de sarapilheira, roupas já sem uso, e outros materiais que pudessem ser reutilizados), promovendo desta forma a sustentabilidade. O material utilizado foi palha; uma camisola velha e um cachecol; dois sacos de sarapilheira (sacos de batatas); um chapéu de palha velho; três paus de madeira (um para a estrutura do corpo e dois para os braços); tintas e marcadores para desenhar os pormenores do rosto e da roupa.
3.º momento: reunidos os materiais os alunos foram sendo responsáveis por cada etapa de consecução, apresentando-se motivados e empenhados durante todo o processo de construção, dando passo a passo corpo ao espantalho.
4.º momento: Após terminada a construção, cada grupo propôs um nome a dar ao espantalho. De seguida foi feita uma votação tendo o nome Jeremias sido o mais votado e assim o espantalho para além de corpo ganhou identidade. Seguiu-se a colocação do espantalho na horta da escola. Foi um momento de grande felicidade e animação, momento este onde os alunos puderam ter mais uma aula de CN, identificando espécies animais e vegetais.
Os alunos, paralelamente, na disciplina de Português elaboraram uma história, onde uma das personagens principais é o espantalho Jeremias, e as ilustrações foram usadas.
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Na disciplina de CN, os alunos abordaram as árvores autóctones, interligando os conhecimentos com a história, onde uma das personagens principais é um sobreiro. Abordaram igualmente no âmbito da biodiversidade as espécies vegetais existentes na horta, bem como a fauna que encontraram na mesma.
A interdisciplinaridade esteve presente neste projeto, os alunos estiveram bastante motivados em todo o processo de construção e também estiveram estimulados para a realização da escrita criativa e imaginativa na criação da história.
Na disciplina de Educação Especial, um grupo de alunos (alguns dos quais pertencentes ao 5.º F) procedeu à plantação, manutenção e colheita das espécies na horta, partilhando todo o trabalho com a comunidade educativa.
Importância do Espantalho:
A importância do espantalho, para além de ser o grande guardião da horta Bio da Escola Básica Frei Gil, protegendo-a de algumas espécies animais (aves) que se vão alimentar das espécies existentes, em particular, das alfaces, couves e morangos, serviu também para sensibilizar os alunos acerca de práticas sustentáveis que permitem afastar amigavelmente a “bicharada” sem que se prejudique o ambiente. Por outro lado, a criação deste projeto permitiu também aos alunos perceber que com a reutilização de materiais conseguem dar vida a projetos muito interessantes. A sua construção envolveu as famílias, pois as mesmas colaboraram com a doação dos materiais reutilizados.
Paralelamente ao descrito, houve ainda a criação de uma história coletiva, onde o nosso espantalho Jeremias, numa horta imaginada pelos alunos, e num contexto fora da horta escolar, ganhou vida, interpretando uma personagem destemida que fez tudo o que pode para conseguir salvar um sobreiro, uma espécie autóctone, protegida. Desta forma o espantalho permitiu trabalhar outras competências, onde a imaginação, a escrita, a capacidade de aceitação das ideias, a partilha das mesmas, entre outras, estiveram em grande plano, abrangendo assim muitas das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.