Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
20
Ano de Escolaridade:
4º
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Jubiscleudo
Apresentação e Descrição do Espantalho:
O nosso espantalho tinha de ser diferente! A decisão estava tomada, por unanimidade. Não queríamos que assustasse os passarinhos. Tinha de ser pequenino, com ar de bem-disposto, isto é, divertido! Tinha ainda de ter uma pequena casinha muito colorida e se possível com uns amiguinhos ao lado, para não se sentir sozinho. Ainda guardamos na memória afetiva o simpático espantalho que desfilou no Desfile de Carnaval, com as suas joaninhas.
Delineado o projeto, escolhemos a madeira como o material base e tintas, como o verde, o vermelho, o preto, o amarelo e o castanho. Reaproveitamos uma flor do painel da primavera, para decorar o chapéu. Para a sua casa reutilizamos um caixote do lixo já em fim de vida e decoramos com tampinhas que vamos recolhendo em casa e na escola. Pintamos umas pedras de joaninhas e tão bonitas que ficaram a fazer companhia ao novo habitante da horta, o Jubiscleudo.
Foram momentos muito divertidos, de sorrisos, entre muitas brincadeiras com as palavras, na escolha do nome do espantalho. Todos partilharam ideias e assim se criou o espantalho, com o imaginário coletivo!
Importância do Espantalho:
A presença do Jubiscleudo na horta não tem para nós o objetivo de afugentar os passarinhos, hábito já muito antigo de diferentes culturas, mas, sim, o de fazer sorrir e despertar quem visita a horta e brinca na zona envolvente, o nosso recreio e a sua Natureza. Os passarinhos que possam pousar no seu chapéu e na sua casinha, para descansar e retomar os seus voos em busca das migalhas que deixamos no chão, depois do nosso lanche.
O Jubiscleudo deu vida à nossa horta!