Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
27
Ano de Escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
A Ribeirinha
Apresentação e Descrição do Espantalho:
Desde o início da implementação da nossa horta escolar que o espantalho foi uma figura presente neste local, mas com o tempo ficou desbotado, sem graça. Já nem parecia um espantalho.
Já andava a ideia da sua substituição desde o início do ano.
Então, quando surgiu a proposta para o concurso decidimos participar. Os alunos ficaram entusiasmados e as ideias começaram a aparecer.
Depois de se analisar e discutir as várias ideias elaborou-se um projeto único com a contribuição de cada um. Também se decidiu que seria um espantalho no feminino, uma “espantalha” e que se chamaria “Ribeirinha” semelhante ao nome da nossa escola – Escola Básica de Ribeirinho.
Ainda se elaborou uma lista de materiais que se poderiam utilizar – lãs, tecidos, garrafas pet, tampas, rede, garrafões de plástico, tintas.
Seguiu-se a recolha de materiais e a construção foi-se realizando aos poucos. Sempre que havia um tempo disponível lá estavam todos para participarem na construção da nossa “Ribeirinha”.
Importância do Espantalho:
O espantalho na nossa horta é uma figura importante, pois pretende-se que afugente alguns pássaros, especialmente os corvos, da plantação dos morangos. Daí a sua colocação no meio destes canteiros.
Também é de salientar que torna o espaço mais bonito, mais agradável e convidativo, levando os alunos a gostarem de estar ali e de quererem envolver-se mais nas tarefas da horta. A nossa “Ribeirinha” dá vida e cor àquele espaço.
Foi uma experiência enriquecedora que permitiu aos alunos a interação, a partilha, o trabalho de equipa e, ainda, a sensibilização para a reutilização/reciclagem de materiais.