Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
54

Ano de Escolaridade:
Pré Escolar, 1.º, 2.º 3.º e 4.º

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Com o objetivo de resolver o problema dos pássaros e outras aves que "habitam" o recreio da escola, que gostam de se alimentar dos produtos semeados e plantados na nossa horta, foi lançado o presente desafio, construir um espantalho
Os alunos aceitaram e mobilizaram-se para juntar diversos materiais como restos de tecidos, roupas velhas, madeiras (cedidas por um pai), restos de materiais reutilizáveis (sacos de papel e plástico) chapéu e botas usados, fios, etc.
As tarefas foram distribuídas pelas três turmas, dando origem aos diversos elementos do espantalho: estrutura com tábuas de madeira, a cabeça, o tronco com garrafas cobertas pela camisa, calças cheias com materiais reutilizados maleáveis, botas para e chapéu, para "proteger do sol" como disse um pequenino.
O espantalho assume a personagem do Sr. Agricultor que vai vigiar e proteger a nossa horta ao qual as crianças do Pré-Escolar deram o nome de Zé, aceite por unanimidade e aplaudido por todos.

Importância do Espantalho:
Uma das vantagens mais significativas é poder assustar e afastar aves e outros animais que poderiam destruir o resultado do trabalho de cultivo da horta, as suas plantações.
Também surge como uma alternativa natural e ecologicamente sustentável não causando danos ao meio ambiente, possibilitando a proteção das culturas evitando o recurso a outros meios mais dispendiosos.
Construir o espantalho foi uma atividade divertida e educativa para as crianças, dando-lhes oportunidade de expressar a sua criatividade, uma vez que, tal como verificamos, podem ser feitos de uma grande variedade de materiais e apresentar diversas formas e estilos.
Para além do referido é ainda uma excelente forma de preservar tradições culturais e manter uma ligação com as práticas agrícolas do passado.
Concluindo, envolver os nossos meninos na construção e manutenção do espantalho não só os educa sobre a importância da proteção das culturas da horta, mas também promove o contacto com a natureza, o trabalho em equipa e a criatividade.