Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
3alunos + 1assistente operacional + 1prof

Ano de Escolaridade:
7º ao

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Pipi Meias Altas

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O espantalho da nossa escola é uma boneca, feita de materiais recicláveis. Os três alunos envolvidos trabalharam sempre em conjunto na biblioteca escolar, com o auxilio da assistente operacional afeta à biblioteca. Durante as suas horas livres, os alunos, durante algumas semanas, iam ter à biblioteca e fizeram um estudo de como poderia ser feito o espantalho e que materiais teríamos disponíveis para a sua execução. Assim depois de várias discussões chegou-se ao esboço do que seria o nosso espantalho, no nosso caso, a nossa Espantalha.
Foram utlizadas garrafas e garrafões de água, para fazer as várias partes do corpo da Espantalha. Foram cortadas garrafas em tiras para simular os cabelos. Por dentro da Espantalha, foi utilizado arame para manter o seu equilíbrio. Utilizou-se um guarda-chuva estragado para fazer a saia. Vários CD´s inutilizados, um chapéu velho, fita colorida para decorar o chapéu, restos de fita adesiva de várias cores, tampas de garrafas, um pedaço de espuma eva, tudo serviu para dar mais vida à nossa Espantalha. Um tubo de cartão e um pau/estaca, serviram para suportar o peso da Espantalha e fixá-la na horta. O nome da Espantalha surgiu à medida que se construíam as pernas com as várias tiras coloridas– Pipi das Meias Altas – e foi escrito num pedaço de madeira velho.

Importância do Espantalho:
A nossa Espantalha, para além de alegrar a horta, serviu para afugentar alguns pássaros que teimavam em fazer dela a sua casa. Ainda tivemos uma cotovia, que fez o ninho no meio da horta e nos obrigou a ter muito cuidado quando era necessário arrancar as ervas daninhas ou até mesmo quando se regava! Mas com a presença da Espantalha os pássaros já não atacavam tanto a nossa horta.
Com a realização deste trabalho aproveitou-se materiais que de outro modo iriam para o lixo e os alunos levaram a cabo um pequeno projeto, que durante a sua execução os levou a interagir mais com o espaço da biblioteca, onde por norma apenas pensam que é para ler. Foi uma mais valia e houve muitas gargalhas durante a realização do mesmo.