Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
25
Ano de Escolaridade:
2º ciclo
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Flora
Apresentação e Descrição do Espantalho:
A elaboração da Flora contou com os seguintes materiais reutilizados: dois cabos
de vassoura como base da personagem (prática comum na construção de um
espantalho); um travesseiro para dar volume ao corpo; uma esfregona para a elaboração
do cabelo; restos de folhas de feltro, EVA e fitas de cetim para alguns elementos
decorativos, bem como outros adereços fornecidos pelos alunos como: vestido, lenço e
cesto. Primeiramente, a professora, com a ajuda de um pequeno grupo de alunos, iniciou
a montagem do corpo da Flora, através da junção dos dois cabos de vassoura com
parafusos, um para o corpo e outro mais curto para os braços. Depois, encaixamos a
almofada na base para construir a cabeça e o tronco. Para isso, foram feitas aberturas
laterais na almofada, separando a cabeça do restante do corpo. Depois, a professora
realizou o acabamento cosendo as formas para construir a ideia de corpo. A seguir, foi
feita a construção do cabelo da Flora. Os alunos desmontaram uma esfregona e usaram
os fios para compor toda a extensão do cabelo. Os fios foram cosidos pelas alunas, um a
um e, posteriormente, alguns fios foram colados com cola por outros alunos, para
melhorar o aspeto visual da personagem. Após essa etapa, passamos para a construção
dos pormenores. A decoração foi inspirada no nome do espantalho. Construímos um cinto
e uma coroa com flores de feltro, com tons quentes em amarelo, vermelho e laranja, que
remetem à Primavera.Vestimo-la com uma peça branca trazida por uma aluna para
contrastar. Por fim, como adereço para a Flora, decoramos um pequeno cesto de palha,
com folhas e flores com restos de EVA, em tons frescos como o verde, o azul e roxo, que
criam uma atmosfera relaxante e pacífica. O rosto da Flora foi feito de modo bastante
simples, apenas com olhos e boca pintados à caneta.
Importância do Espantalho:
Tendo como principal objetivo mergulhar no fascinante mundo do ecossistema e do combate às pragas de forma prática e criativa, fomos desafiados a construir um espantalho para a horta da Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos. Essa iniciativa visa promover a cooperação entre os alunos, professores e comunidade, numa conexão mais profunda entre todos com a natureza. Através desse processo colaborativo, os alunos desenvolveram não apenas suas habilidades práticas e lúdicas, mas também sua capacidade de trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.
A ênfase na utilização de materiais recicláveis promove a sustentabilidade ambiental, mas também estimula a criatividade dos alunos a dar uma nova vida àquele conjunto de objetos já não utilizados. Eles foram encorajados a pensar de forma inovadora, reutilizando materiais do quotidiano de maneiras inesperadas para construir um espantalho único e cheio de personalidade.
É importante lembrar que a presença de um espantalho na horta ajuda a afastar aves e outros animais que podem danificar ou mesmo comer as plantas que lá estão cultivadas, sendo assim sua função a proteção da colheita. Em nossa jornada para proteger a horta e promover o amor pela natureza, decidimos criar algo especial: um espantalho com a forma de uma menina. Essa escolha não foi apenas sobre afugentar os pássaros travessos, mas também sobre celebrar a diversidade e a inclusão em nosso espaço escolar. Ao dar forma ao nosso espantalho menina, pensamos não apenas em sua funcionalidade, mas também em sua representatividade. Queríamos criar algo que refletisse a variedade de identidades e experiências que existem em nossa comunidade. Ao escolher essa representação, estamos dando um passo em direção à desconstrução
de estereótipos de género e à promoção da igualdade. O nome escolhido para o espantalho menina é Flora. Do latim, significa florescente, flor, deriva do verbo “florecer”, “estar em flor”. Está relacionado com a deusa romana protetora das flores e da Primavera. A presença da personagem Flora lembra-nos todos os dias da importância da diversidade, da igualdade de oportunidades e do poder da imaginação.
Como parte da comunidade escolar, a Flora recebeu um cartão escolar, para ser identificada por todos e reconhecida como uma aluna do nosso Agrupamento. Sempre que a escola promove a horta, com a realização da feira de produtos orgânicos, nossa Flora está presente. A atividade de construção da Flora foi feita pelos alunos e alunas da escola no âmbito do Centro de Atividades Level UP.