Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB/JI de Manique de Baixo (Cascais)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
40

Ano de Escolaridade:
1.º ano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
EspaNique

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Depois da pesquisa sobre o espantalho, foi feita uma “chuva de ideias” de onde surgiu o nome EspaNique, uma junção de Espantalho mais Manique e uma lista de materiais resistentes ao exterior, criou-se um esboço de como seria o espantalho. Posteriormente foi pedida a colaboração das famílias para a recolha dos mesmos.
Após a recolha dos materiais foi começada a construção do EspaNique, foram utilizados materiais como:
Para a cabeça – Um chapéu de palha; bola velha cheia com plástico de bolhas, botões para os olhos, nariz e boca; paus de cachimbo que sobrou de outro trabalho.
A estrutura do tronco e braços foi feita com um pau de vassoura estragado e um pau de madeira que encaixava num garrafão de plástico. Para as pernas foram utilizadas garrafas de plástico de 1,5l, preenchidas com plástico de bolhas.
Para vestir o EspaNique foi utilizada roupa que já não era usada pelas crianças.
Foram utilizadas latas de metal, nos braços, para fazer barulho e afugentar os pássaros.
Finalmente o EspaNique foi colocado na horta pelas turmas.

Importância do Espantalho:
Importância da presença do espantalho na horta - Não só é importante para afastar pássaros e outros animais, que possam causar danos às plantações, como é uma alternativa ecologicamente sustentável. Para além disso, é uma forma das crianças expressarem a sua criatividade, pois podem ser feitos com uma grande variedade de materiais. Construir um espantalho é uma atividade educativa e divertida, que promove o contato com a natureza e o trabalho em equipa.