Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola EB de Fareja (Fafe)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
36
Ano de Escolaridade:
Pré-Escolar e 1ºCiclo
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Farejo
Apresentação e Descrição do Espantalho:
O “Farejo” é o segundo espantalho da EB Fareja realizado este ano. O primeiro a que chamamos “Farejão” surgiu pela necessidade de proteger as nossas culturas e as sementes que nelas se encontravam, dos pardais. Este veio para fazer companhia ao outro, sendo o seu melhor amigo.
Começamos por construir o espantalho, tendo como suporte uma cruz de madeira. Para o corpo, utilizamos garrafões de plástico, fazendo-nos lembrar que a maior parte do nosso corpo é constituída por água. Depois, enchemos cada um desses garrafões com as embalagens de iogurte provenientes dos nossos lanches assim, tal como nós, também o espantalho se alimenta. Posto isto, começamos a pensar no seu vestuário. O casaco foi todo ele construído, através de recortes e colagens com sacos de café (cartão plastificado) e como botões colocamos-lhe tampinhas. Para as calças, utilizamos restos de tecido azul, tendo-lhe sobreposto uma rede branca que aproveitamos de um saco de batatas. Optamos por não lhe colocar sapatos, para não ser igual ao amigo. Como quando terminamos o nosso espantalho estava um tempo chuvoso, colocamos-lhe um cachecol, com restos de um lençol velho.
Na construção do cabelo e da mão do espantalho optamos por utilizar luvas de plástico, tendo colocado terra no seu interior. O chapéu foi feito também com um garrafão e suportado com cartão grosso, tendo-lhe colado, para impermeabilizar, sacos de café e tampinhas a decorar. Não menos importante é descrever a elaboração da cabeça do espantalho, para tal, utilizamos uma bola de futebol velha, que revestimos com duas meias cor da pele e entre a bola e as meias colocamos terra e sementes de relva (temos esperança de transformar o “Farejo” num relvinhas!). Para terminar fizemos os olhos e o nariz com cápsulas de café metalizadas e demos-lhe o ar da graça com um pauzinho no lugar da boca.
Desde logo, os alunos participaram na pesquisa de informações e de imagens inspiradoras, dando sugestões, também contribuíram na recolha dos materiais, e na elaboração de cada uma das partes do espantalho. Estiveram sempre muito envolvidos e num ambiente de entusiasmo, percebendo-se que adoraram realizar esta atividade.
Importância do Espantalho:
Ao longo da nossa pesquisa, descobrimos que são várias as pragas que podem prejudicar a nossa horta. Inclusive, no decorrer deste ano, tivemos de lutar contra uma delas (caracóis), para não perdermos algumas das nossas culturas.
A maior parte das pragas das hortas biológicas são animais, sejam eles insetos, rastejantes ou até alguns pássaros, mas também há pragas que podem ser vírus ou bactérias.
Das pragas mais conhecidas, destacamos, por exemplo, as formigas, os caracóis ou lesmas, as lagartas ou os pulgões. Contudo, também os pardais se podem constituir como uma fonte de preocupação.
A construção de um espantalho e colocação do mesmo numa horta, pretende ser uma medida preventiva do aparecimento deste tipo de praga, pois ao ser colocado no meio da horta e, simulando a presença do ser humano, o espantalho pode afugentar algumas aves. Também o movimento que o mesmo pode fazer, ou o barulho gerado pelo vento ao bater nos materiais que o constituem são fatores que afugentam os pássaros.