Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica de Infantas (Guimarães)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
16

Ano de Escolaridade:
3º ano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Amélia

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Tudo começou através do conto e exploração da história “O espantalho enamorado”. Depois da sua exploração e quando se realizou a primeira reunião do Conselho Eco escolas foi dito que foram avistados vários coelhos bravos na horta escolar e que estes estavam a comer tudo o que tínhamos lá plantado. Para colmatar esse problema o Henrique deu a solução/sugestão de elaborar e colocar lá um espantalho. Então os representantes do 3º ano voluntariam-se para o fazer e justificaram-no com a história antes mencionada. Assim deram inicio à elaboração desta atividade.
Materiais usados:
• Madeira: Ripas de madeira para a estrutura principal do espantalho.
• Arame e pregos: Utilizado para unir os pedaços de madeira e dar forma ao corpo do espantalho.
• Palha: A palha foi usada para preencher o corpo do espantalho, dando-lhe volume e forma.
• Martelo e alicate: O martelo foi usado para pregar os pregos nas ripas para a estrutura principal do espantalho e o alicate para cortar o arame.
Roupas:
• Roupas Velhas: Utilizou-se roupas velhas que não eram mais usadas para vestir o espantalho. Camisas, vestidos, calças, chapéus e botas usados para criar uma aparência personalizada.
• Agulha e Linha: Agulha e linha foram necessários para costurar as roupas do espantalho.
Como foi necessário distribuir tarefas todos os alunos da turma do 3º ano participaram ativamente na construção dos espantalhos e mais tarde todos as crianças da sala 1 do jardim de infância assim como os alunos do 3º ano participaram ativamente na colocação dos espantalhos na horta.

Importância do Espantalho:
A Importância do Espantalho na Horta
Os espantalhos têm uma longa história na agricultura e nas tradições culturais em todo o mundo tornando-se uma figura icônica. Embora possam parecer antiquados, eles ainda desempenham um papel importante em algumas hortas.
A principal função do espantalho é afastar aves como corvos, pardais, melros e estorninhos e outros animais selvagens que podem prejudicar as colheitas e deduzir assim riscos de danos nas culturas da horta.
Outra grande vantagem é que normalmente este representa uma alternativa natural e ecologicamente sustentável. São práticos e versáteis, podendo ser usados em hortas rurais e urbanas. Não causa danos ao meio ambiente, à saúde humana ou aos animais benéficos para a horta, como polinizadores.
Também ao nível económico o espantalho é uma opção acessível e fácil de construir, utilizando materiais simples e reciclados. A sua construção pode ser um projeto educativo quanto familiar divertido e educativo, promovendo a ligação com a natureza e a agricultura.
Portanto, apesar da sua simplicidade, mesmo nos nossos tempos, os espantalhos continuam a ser uma presença valiosa nas hortas, protegendo as plantações, mas mantendo alguma das tradições agrícolas do passado.
Considerações Adicionais:
Como pudemos constatar na nossa horta através da presença de coelhos selvagens a eficácia do espantalho depende de diversos fatores, como o tipo de animal praga, a altura e o movimento do espantalho e a familiaridade dos animais com a sua presença.
Estamos a considerar a importância de combinar o uso do espantalho com outras medidas de controle de pragas, como cercas, redes e repelentes naturais, para garantir uma proteção completa da horta.