Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
25
Ano de Escolaridade:
3 e 4º ano
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Sr António Guardião da Horta
Apresentação e Descrição do Espantalho:
Para apresentar o desafio aos alunos, eles visualizaram um PowerPoint sobre a" lenda dos Espantalhos". Entusiasmados começaram a dizer que materiais deviam ser utilizados. Foi sugerido que trouxessem roupas e calçado velhos de casa. À medida que chegavam os materiais iniciou-se uma seleção, tendo em conta a resistência às intempéries.
Para o enchimento usou-se sacos plásticos cheios de papel de jornal e palha. Usou-se uma camisa, calças pretas, meias grossas de algodão e umas botas grosseiras. Para dar cor às calças escuras, os alunos coseram pequenos remendos de tecido colorido, para isso tiveram de aprender a costurar e sujeitarem-se a algumas picadas de agulha. A cara foi feita com um garrafão de vinho, de cor branca. Desenharam os olhos com marcador permanente, a boca com papel autocolante vermelho, colado com cola quente e um bigode que fizeram com restos de palha de aço. Para "dar estilo" ao Sr. António, colocaram uns suspensórios e um chapéu de palha, já muito desgastado.
Importância do Espantalho:
O Espantalho foi colocado na horta, da quinta pedagógica em março, porque é o mês das grandes sementeiras e plantação de hortícolas. Também é nesta época e fase que as aves regressam e procuram sementes e hortícolas tenras para se alimentarem, fazendo muitas vezes grandes estragos nas culturas. É nesta sequencia que surgem os espantalhos, com forma de uma pessoa, para afugentarem as aves das culturas agrícolas de forma sustentável. O espantalho protege as culturas e também as aves da fúria do homem.