Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola EB de Cotovia (Sesimbra)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
21
Ano de Escolaridade:
4º IC
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Jeremias Camponês
Apresentação e Descrição do Espantalho:
A EB da Cotovia situa-se em Sesimbra, terra de campo e mar. Entre a população sesimbrense há duas "classificações" das pessoas conforme o local da sua residência: os pexitos (junto ao mar) e os camponeses (na zona mais rural e alta da vila). Assim, o nosso espantalho foi logo batizado como "Jeremias Camponês", referência clara ao local da implementação da escola.
O Jeremias camponês foi construído essencialmente com materiais reutilizados e aproveitados, nomeadamente na estrutura (dois paus de vassoura) e no corpo, com a utilização de roupas que não servem para o uso diário.
No âmbito da disciplina de Estudo do Meio os alunos investigaram os tipos de pragas que assolham a nossa horta e a zona de Sesimbra e como combater essas pragas de forma saudável e sustentável.
Assim, os alunos concluíram que a confeção de um espantalho seria a opção mais ecológica para combater as pragas, e ao mesmo tempo enfeitaria o espaço tornando-o mais agradável.
Importância do Espantalho:
Após a pesquisa efetuada e dentro do âmbito da Educação Ambiental, os alunos concluíram que a opção do espantalho se reveste de uma grande importância, sendo até fácil de realizar nas suas casas, com a vantagem de se poder reaproveitar materiais, que caso contrário iriam para o lixo. As aves e os insetos são facilmente afastados com as cores e movimento das vestes utilizadas.
As práticas agrícolas tradicionais, como o uso de espantalhos na horta, estão a ser reativadas e consideradas uma solução eficaz para afastar as aves das culturas. Simultaneamente esta prática liga os alunos às tradições populares da localidade, pois revestem-se de uma tradição histórica e simbólica na zona. Por outro lado, a construção de espantalhos oferece uma oportunidade única de expressar a criatividade, e de embelezar os espaços exteriores da escola, tornando-a num espaço agradável e de bem-estar emocional e social.