Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Jardim de Infância nº 3 do Alto do Seixalinho (Barreiro)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
19
Ano de Escolaridade:
Pré escolar
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Agricultora Teresa
Apresentação e Descrição do Espantalho:
O desafio do espantalho foi apresentado no seguimento das nossas plantações de primavera. As crianças perceberam na plantação que alguns bichinhos invadiam o espaço da horta para comer as folhas e as sementes do que lá se encontrava semeado. Assim, explicámos a função do espantalho, para afastar os invasores e colocámos mãos ao trabalho.
Partimos de dois paus de madeira e duas covetes de carne coladas para fazer a estrutura do corpo e a cabeça. Aproveitámos um vestido já muito usado da casinha das bonecas e enfeitaram com pedaços de tecido cortados, que colaram ao longo do vestido.
Com musgami fez se os elementos da casa e da sobra do recorte dos olhos imaginaram os brincos.
Com sacos de plástico fez-se as mãos e no final um familiar cedeu o chapéu.
Foi batizado de agricultora Teresa, o nome da educadora titular!
Ao final da manhã fomos colocá-lo na horta, mas estava com um ar tão simpático que as crianças não acreditaram que fosse assustar alguém!
Importância do Espantalho:
Em grupo, falámos da figura do espantalho. Algumas crianças já conheciam, pois alguns familiares têm horta. Foram essas mesmas crianças que explicaram ao restante grupo, qual a estrutura e a sua função. Foi explicado que o espantalho imita a figura humana e que os pássaros e outros invasores, ao longe, confundem-nos com os agricultores e fogem com medo, protegendo-se assim, as plantas de serem comidas ou arrancadas.