Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Jardim de Infância de Serpins (Lousã)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
47
Ano de Escolaridade:
Educação Pré-Escolar
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Gustavo e Amélia
Apresentação e Descrição do Espantalho:
A construção do espantalho insere-se num projeto mais alargado, que inclui a Horta Bio, o contributo das famílias que construíram casas abrigo para as aves que nos visitam no Jardim de Infância e a preservação e respeito pelos ecossistemas, factor em que se alicerça todo o trabalho desenvolvido com as crianças.
Para o sucesso dos projetos/atividades que desenvolvemos com as crianças, contamos sempre com o envolvimento das famílias e da comunidade educativa, que se apresentam sempre disponíveis para colaborar. Para a construção do espantalho , as famílias colaboraram com todo o material necessário.
A partir da história “O Espantalho Enamorado” de Guido Visconti, as crianças sugeriram a construção de um espantalho para a nossa Horta Bio. Em conjunto decidimos que os materiais a utilizar na sua construção seriam todos materiais reutilizáveis. Em conjunto elaborámos um pequeno recado para as famílias com o pedido de colaboração. Os materiais foram chegando e no dia previsto para a sua construção, foi só meter mãos à obra!
Era necessário dar forma ao corpo do espantalho, as crianças encheram de palha umas calças de pijama e uma camisola interior, usadas. Rapidamente o Gustavo ganhou forma, foi vestido de jardineiro, sempre com o envolvimento dos dois grupos de crianças. Mas o Gustavo não podia ficar sozinho, precisava de uma companhia para o ajudar a cuidar da Horta Bio, foi então, por todos, planeada a construção da Amélia, companheira do Gustavo. As roupas usadas, a palha e alguns adereços enviados pelas famílias, deram forma e vestiram o Gustavo e a Amélia. O Gustavo e a Amélia iriam ser muito felizes na companhia um do outro, partilhavam os mesmos gostos pela natureza, pelo trato da Horta Bio e recebiam com muita alegria os passarinhos e outras aves que visitam os espaços e as casas abrigo do Jardim de Infância.
O Gustavo gosta de ouvir o chilrear das diferentes aves, é amigo de todas elas. Por vezes até lhes pede para elas entoarem cânticos que dedica à Amélia! A Amélia gosta muito do Gustavo e fica muito feliz a ouvir os cânticos das aves.
As aves gostam destes dois amigos e visitam-nos com frequência, contam-lhes as suas aventuras nos seus voos sem fim. Falam-lhes da serra, das diferentes espécies de animais que por ali encontram; do rio Ceira onde vão bebericar golinhos de água e alisar as suas penas; dos sapos e do seu coaxar;… Mas o que eles mais gostam é de juntos tomar conta da Horta Bio e de cantarem belas canções! Um casal de aves pediu ao Gustavo que os deixasse construir o ninho no seu chapéu. Assim poderiam ficar mais perto uns dos outros. O Gustavo adorou a ideia! Assim, vai poder ajudar a cuidar dos filhotes quando os ovos eclodirem! A Amélia também está muito entusiasmada com essa ideia!
Um dia os passarinhos ofereceram um cachecol ao Gustavo e à Amélia, para ficarem quentinhos nos dias mais frescos. Eles adoraram. Agora que já está mais calor, não largam o cachecol, sentem-se mais próximos um do outro.
Quando as crianças vão cuidar da Horta Bio, o Gustavo e a Amélia, ficam muito quietos e calados, não dizem nada. Recebem-nas com um belo sorriso e ficam a espreitar pelo canto do olho tudo o que fazem na Horta Bio. As aves poisam nas árvores, por vezes na Amélia e no Gustavo e chilreiam de alegria e contentamento.
As histórias, as conversas conjuntas, o apelo à participação e imaginação das crianças foram uma constante neste processo criativo de construção da Amélia e do Gustavo, os nossos espantalhos da Horta Bio. Para além do Gustavo e da Amélia, foram ainda, elaborados pelas crianças, outros trabalhos criativos, com recurso a diferentes materiais reutilizáveis, que se encontram expostos nos diferentes espaços do Jardim de Infância.
Importância do Espantalho:
A Amélia e o Gustavo foram colocados na entrada da nossa Horta Bio, na sombra de uma árvore. Desta forma recebem de braços abertos e com um sorriso, as crianças sempre que se dirigem à Horta Bio para dela cuidar. São os guardiões da Horta Bio cuidando da sua proteção na ausência das crianças. Abrigam as aves que visitam o espaço da Horta Bio e juntos entoam cânticos harmoniosos, que ajudam as plantas a crescer mais frescas e saudáveis. São dois elementos muito importantes que fazem parte da nossa Horta Bio e com os quais as crianças estabeleceram laços muito estreitos, dirigindo-se a eles de forma muito afetuosa.