Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica Conde de Arnoso (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
20

Ano de Escolaridade:
4ºano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Tozé

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O espantalho “Tozé”, por se encontrar na horta de uma escola, assemelha-se com um aluno simpático, estudioso, empenhado e dedicado à tarefa que lhe foi incumbida. Gosta de todas as disciplinas, principalmente de matemática e o seu grande objetivo é ser ornitólogo ou biólogo vegetal.
A construção de um Espantalho da Horta com materiais reutilizados, partiu de um convite feito pelo professor coordenador do Projeto Eco-Escola e prontamente aceite pela turma do 4º ano.
Para a construção do mesmo, realizou-se uma assembleia de turma onde foram abordados vários aspetos a considerar e a definir, nomeadamente: a altura, o sexo, o nome e os materiais a utilizar. Após definidos os materiais e a altura pretendida, ficou decidido, por unanimidade, que seria do sexo masculino e o seu nome seria “Tozé” (sugestão de uma funcionária).
A turma foi então dividida em grupos de trabalho, não só para o desenho do projeto, como também para a recolha dos diferentes materiais.
Selecionado o projeto, passamos à sua edificação. Para a estrutura do corpo construímos uma cruz em madeira e para lhe dar volume utilizamos garrafas e garrafões de plástico. Para a cabeça foi utilizada uma cuvette transparente de transportar alimentos.
Com a estrutura finalizada, passamos ao seu revestimento com tampinhas de garrafa de várias cores e feitios. Na cabeça colocamos um saco de plástico branco e para os olhos, o nariz e a boca utilizamos tampinhas. Cortamos tiras num saco de plástico preto do lixo e fizemos o cabelo. Nas mãos usamos restos de plástico bolha e colocamos um livro executado com cuvettes de alumínio. Calçamos-lhe umas velhas sapatilhas e para o embelezarmos usamos um chapéu de palha, decorado com tampinhas, e uma mochila.
O espantalho “Tozé”, cujo destino foi a horta da nossa escola, só podia afigurar-se com um aluno estudioso, empenhado e dedicado à tarefa que lhe foi incumbida.

Importância do Espantalho:
Já é muito antiga a importância do espantalho na proteção das sementeiras e das árvores de fruto. No entanto, nem todos acreditam na sua eficácia, mas na nossa escola isso está garantido. O “Tozé” é a mascote da escola e os alunos adoram ajudá-lo na sua missão. Frequentemente vão admirá-lo, aproveitando para cuidar da diversidade de plantas que lá existe e por isso não há ave que se aproxime.
A construção deste espantalho, permitiu aos alunos o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da consciencialização de práticas sustentáveis, amigas do ambiente.