Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
49

Ano de Escolaridade:
2ºano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Repolhinho

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O espantalho foi realizado em trabalho colaborativo entre os alunos das duas turmas do segundo ano.
Numa primeira fase, os alunos trocaram ideias para selecionar os materiais mais adequados a usar na construção do espantalho, procedendo-se posteriormente à recolha dos mesmos com a ajuda da toda a comunidade educativa.
Após esta fase fez-se um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspeto visual do espantalho, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar. Posto isto, os alunos fizeram um desenho criativo sobre esta temática e a partir de todos esses desenhos obtidos, foi elaborada uma compilação de ideias para a elaboração do trabalho final que irá representar a escola neste projeto/desafio.
Foram utilizados materiais reciclados diversificados: dois paus de madeira para fazer o suporte do espantalho; o chapéu, casaco, cachecol e camisa foram feitos com embalagens de cartão e alguns tecidos; as calças foram construídas com latas; a cabeça e cabelos foram elaborados a partir de uma máscara forrada com tecidos. Outros materiais foram reutilizados na construção do nosso espantalho, tais como: lã, botões, entre outros materiais reciclados.
Todos os alunos estavam motivados e envolvidos em todo o processo de construção do espantalho, ao mesmo tempo que se sentiam orgulhosos por participarem no nascimento do nosso espantalho.
Depois da conclusão da construção do espantalho, os alunos deram ideias para a escolha do nome, tendo sido escolhido o nome “Repolhinho”, através de uma eleição.
Para finalizar, o espantalho “Repolhinho” foi colocado na nossa horta para poder assim cumprir o seu papel.

Importância do Espantalho:
Os espantalhos têm uma longa história na agricultura e são conhecidos pela sua eficácia em proteger as culturas das aves e outros animais que poderiam causar danos às plantações. Representam, também, uma alternativa natural e ecologicamente sustentável, pois são uma opção prática e multifacetada e podem ser usados numa grande variedade de ambientes, desde hortas rurais até hortas urbanas.
Por outro lado, a construção do espantalho na escola, é bastante motivador para a dinâmica da horta e para o seu cuidado a prestar.
Assim, a construção do espantalho na escola, incentivou o conhecimento sobre os bichinhos que, muitas vezes, aparecem na horta, estimulou o cuidar e tratar da horta por parte dos alunos, pois são eles que retiram as ervas daninhas e se encarregam da rega.
Houve, também, a preocupação de procurar os materiais reciclados adequados para a construção do nosso espantalho “Repolhinho”.
A elaboração deste espantalho potenciou a cooperação e o trabalho em grupo. Proporcionou a trocas de ideias entre os alunos e incentivou à imaginação e criatividade, assim como ao sentido estético.