Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
17

Ano de Escolaridade:
5

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
EGO-comichão

Apresentação e Descrição do Espantalho:
A escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva tem uma Horta Bio dinamizada pelo Clube de Hortofloricultura em parceria com o projeto Eco-Escolas e este ano aceitou mais um desafio lançado pela ABAAE - Espantalho na Horta.
A ideia foi lançada aos alunos envolvidos que gostaram do desafio e como estavam já envolvidos num projeto do Eco-Escolas “roupas usadas não estão acabadas” no âmbito do desafio Veste o Ambiente, em que fizeram um corpo intitulado “o homem e o seu ego”
com roupas usadas representando de um lado, o planeta saudável, em equilíbrio e de outro lado, o planeta em desequilíbrio devido às alterações climáticas, tudo com materiais de vestuário em fim de vida dadas pelas famílias dos alunos envolvidos.
Este trabalho foi premiado a nível nacional e deu mote para avançar com o desafio Espantalho da Horta reutilizando este trabalho já feito pelos alunos e dando-lhe um fim de vida na horta bio da escola.
Com ajuda dos professores responsáveis foi lançado o desafio de convidar um familiar dos alunos para explicar a utilidade de um espantalho numa horta, tradições culturais e de que forma eram usados pelos agricultores para afastar os predadores das suas culturas sem os matar, mantendo a biodiversidade local.
Uma avó de uma aluna envolvida aceitou e deslocou-se à escola para ajudar a adaptar o modelo premiado “roupas usadas não estão acabadas” e assim fazerem um espantalho para a horta da escola. O espantalho foi vestido com umas calças velhas, as pernas foram cheias com palha seca, foi adornado com um chapéu de palha e colocado na horta para afugentar os pássaros que teimam em comer as sementes das sementeiras feitas pelos alunos na horta bio. Foram utilizados materiais recicláveis e desperdícios biológicos para sensibilizar os alunos para a importância da reutilização de materiais e da reciclagem.

Importância do Espantalho:
Esta atividade contribuiu para aumentar a eficácia do controlo das sementeiras, aumentar a ligação dos alunos à horta, promover a cooperação entre alunos no trabalho em equipa, para além de promover a criatividade e sentido estético e também a interligação Escola-Família.
A interação entre gerações permite adquirir conhecimento e enriquecimento pessoal e social sobre as práticas de intervenção na agricultura comparando o passado e a atualidade em termos de sustentabilidade e práticas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.