Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB de Figueiredo (Vila Nova de Gaia)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
22

Ano de Escolaridade:
3º ano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Figueirinhas

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O nosso espantalho chama-se Figueirinhas em homenagem à nossa querida escola.
A construção de espantalhos além de ser uma atividade educativa é muito divertida para as crianças, promove a criatividade e o envolvimento com a horta, além de ensinar conceitos importantes sobre proteção ambiental e agricultura sustentável.
Para este projeto foram elaborados vários espantalhos em grupo. As estruturas dos espantalhos (feitas com paus de vassoura pregados) foram pedidas e enviadas pelos encarregados de educação. Os alunos foram trazendo materiais: roupas, palha, fios, material de enchimento... foram usados outros materiais como colas, marcadores, botões que já existiam na sala de aula. Foram definidos grupos de trabalho que realizaram cada um o seu espantalho nas aulas de Artes Visuais. No final, todas as turmas votaram e o espantalho com mais votos passou a chamar-se Figueirinhas.
Na elaboração do Figueirinhas foram utilizados os seguintes materiais: roupas usadas (corpo), tem uma camisa de xadrez e umas calças de ganga. Para os olhos foram usados botões, a boca foi desenhada a marcador. Para o chapéu foi feito um cone (de feltro) com espigas no topo. Nas "mãos" e nos "pés" foram colados pequenos feixes de palha. O espantalho tem um cinto (um lenço/cachecol) e uma flor ao peito (de feltro recortado).

Importância do Espantalho:
A função tradicional do espantalho é proteger as culturas de aves, como corvos e pardais que podem comer sementes e plantas. Ao manter esses animais afastados, os espantalhos ajudam a garantir uma colheita mais abundante. Além das aves, os espantalhos podem ser eficazes em dissuadir outros tipos de pragas, dependendo de seu design e posicionamento: os movimentos e reflexos gerados por materiais como fitas ou CDs pendurados no espantalho podem assustar pequenos mamíferos e insetos. Ao afastar pragas de forma natural, os espantalhos ajudam a reduzir a necessidade de pesticidas químicos, contribuindo assim para um ambiente mais saudável e sustentável, preservando a biodiversidade e protegendo organismos benéficos para a horta, como polinizadores e predadores naturais de pragas. A utilização de espantalhos é uma prática sustentável, porque se utilizam principalmente materiais reciclados e reaproveitados para a elaboração dos mesmos, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental.