Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Colégio Alfacoop (Braga)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
84
Ano de Escolaridade:
5.º ano
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
ALFAberto
Apresentação e Descrição do Espantalho:
O ALFAberto foi idealizado pelos alunos após uma breve pesquisa sobre a origem e finalidade de um espantalho. Alguns alunos trouxeram histórias e métodos de construção que os avós lhes passaram! A construção do espantalho foi realizada pelos alunos, tendo por base os materiais que conseguiram recolher. Foram reutilizados garrafas e garrafão de plástico, caixa "vestida" com saco plástico (no corpo), calças velhas e retalhos que acabaram por adornar e personalizar as calças, bem como uma camisa aos ombros pertenceu ao pai de um aluno.
A cabeça foi pensada pelos alunos de forma peculiar e que convém destacar: além da reutilização de garrafão, tampinhas de plástico e uns pedaços de ráfia que sobraram de outra atividade, ela própria é um reservatório de água (como se pode ver na foto de destaque) que é utilizada na horta "vigiada" pelo ALFAberto!
O entusiasmo dos alunos em todo o processo e o orgulho pelo resultado final, está bem patente nas suas carinhas na foto tirada no dia da colocação do ALFAberto!
Importância do Espantalho:
Tradicionalmente, os espantalhos são algo assustadores e pretendem evitar que algumas aves gulosas nos privem dos nossos cultivos...
No nosso contexto e, dada a localização das nossas hortas biológicas, a normal e agitada circulação de alunos, vai cumprindo essa função - durante o dia e semana! Mas ao fim de semana temos o ALFAberto, a "Josefina da horta" e o "Henrique"!
O "nosso" ALFAberto começou por ter essa finalidade, mas acabou por se transformar numa "mascote" da turma no seu talhão da horta, à semelhança das demais turmas... Todavia foi muito útil na exploração de alguns conteúdos da disciplina de Ciências Naturais relacionadas com a sustentabilidade e com a diversidade de animais e respetivos regimes alimentares!
Eventualmente é aqui de referir a dinâmica implementada no Colégio, que justifica a referência a outros espantalhos: cada turma do 5.º ano de escolaridade - que é o ano que dinamiza os diversos talhões da horta biológica - foi convidada a pesquisar, idealizar e elaborar o seu espantalho. O ALFAberto foi o vencedor neste "concurso", logo seguido pela "Josefina da horta" e pelo "Henrique"! Tivemos que recorrer a um desempate técnico, pois cada turma estava muito contente com o trabalho desenvolvido...