Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
9

Ano de Escolaridade:
5, 6, 7, 8 e 9º anos

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Latas

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O espantalho “Latas”, foi elaborado pelos alunos e equipa pedagógica da valência Unidade de Ensino Especializado da EB2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia a partir de material reutilizável recolhido pelos alunos e elementos da equipa pedagógica da referida UEE. Num segundo momento, os alunos fizeram uma triagem dos materiais recolhidos: identificação, características e função.
Posteriormente, em grupo, a partir de uma “chuva de ideias” – de que forma podemos reutilizar os diferentes materiais na elaboração do espantalho - foram partilhadas algumas sugestões. Das ideias recolhidas e aprovadas, uma aluna elaborou a representação gráfica do projeto. Com a colaboração da equipa pedagógica, os alunos envolveram-se na montagem do espantalho. Foram utilizados diferentes materiais, tais como: latas, de diferentes tamanhos, que foram pintadas e utilizadas para fazer o tronco, braços e pernas. As latas foram revestidas através da colagem de caricas metálicas. Os Tubos de plástico/manga flexível foram utilizados para suporte das pernas e braços. O tronco do espantalho foi vestido com rede de arame. As mãos foram elaboradas com a reutilização de chuveiros e em cima das mãos foram coladas árvores elaboradas com arame torcido. Na elaboração do rosto foi utilizada uma tampa de lata, cassetes, mola e tubo metálico. O cabelo foi elaborado com esfregão de aço. O chapéu do espantalho foi elaborado com um coador decorado com missangas. Para suporte do espantalho foram utilizados paus em madeira que foram pintados e flores elaboradas a partir de plástico de garrafas.

Importância do Espantalho:
O espantalho na horta pretende simular a figura humana para evitar que os pássaros comam as sementes cultivadas e afastar as aves que podem causar danos às plantas. O espantalho exige pouca manutenção e possibilita-nos direcionar o tempo para outras tarefas na horta. A presença do espantalho na horta sensibiliza e promove o desenvolvimento sustentável e as boas práticas ambientais e a criatividade e o sentido estético.