Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola Secundária Marquesa de Alorna (Almeirim)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
13
Ano de Escolaridade:
2ªciclo (5º e 6º anos) - PIEF
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Piedade
Apresentação e Descrição do Espantalho:
O projeto “Horta Biológica” tem como principal preocupação a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, tendo como objetivo final a produção de produtos biológicos resultantes de práticas agrícolas tradicionais.
Neste sentido, os alunos do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), 2ºciclo, dinamizadores e responsáveis pela “Horta Biológica” da escola, construíram espantalhos (com materiais reutilizados e naturais) como solução eficaz para afastar das culturas as aves e outros animais.
Materiais utilizados
-lã
-chapéu de palha
-collants
-tecidos velhos/retalhos
-botões
-calças/camisas velhas
-madeira/paus
Este projeto, para além de ter um carácter educativo, tem também uma componente criativa e divertida em que todos os alunos se envolveram e empenharam com muito entusiasmo, promovendo assim o contacto com a natureza, o trabalho em equipa e a criatividade.
Importância do Espantalho:
Sendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente temas de grande preocupação, faz todo o sentido o uso de espantalhos nas hortas, no âmbito das práticas agrícolas tradicionais.
Os espantalhos há muito tempo que foram considerados uma solução eficaz para afastar as aves (entre outros animais) das culturas, sendo mesmo uma prática milenar. Ao longo dos séculos, continuam a ser presença comum nas áreas rurais em todo o mundo, adaptando-se às diferentes culturas e ambientes agrícolas. O que realmente sofreu alterações, foi a introdução/utilização de novos materiais e tecnologias sendo estes mais duráveis e eficazes.
Resumidamente pode-se dizer que as vantagens dos espantalhos são: afastar as aves; representar uma alternativa natural e ecologicamente sustentável; são de fácil implementação e manutenção; constituir uma atividade criativa e educativa para os alunos, e o uso de espantalhos pode ser também uma maneira de preservar tradições e manter uma conexão com as práticas agrícolas do passado.