Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
15

Ano de Escolaridade:
2º e 3º ciclo

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
D. Urraca Teles

Apresentação e Descrição do Espantalho:
A escolha do nome "D. Urraca Teles" para o espantalho é uma homenagem à esposa de Gonçalo Mendes da Maia, um nobre e guerreiro português do século XII, que dá o nome a este agrupamento de escolas.
A D. Urraca Teles foi construída pelos alunos com muito carinho e dedicação ao longo deste ano letivo. O espantalho foi elaborado com palha para o enchimento, materiais reutilizados, roupas velhas e acessórios oferecidos pelas famílias. O vestuário da D. Urraca Teles foi cuidadosamente escolhido pelos alunos. Durante a sua permanência na sala, alunos e D. Urraca partilharam com alegria acessórios como colares, pulseiras, carteiras e chapéus.
Os alunos participaram em todas as etapas do processo, desde a escolha de materiais, enchimento, colocação das vestes, construção do colar e pulseiras e decoração final. A construção do espantalho foi uma atividade conjunta que promoveu a cooperação, a criatividade e o sentido de comunidade. A parte difícil foi a transferência da D. Urraca de uma escola para a outra, e deixá-la na horta, foi particularmente doloroso para alguns pequenitos, demonstrando o forte vínculo emocional que desenvolveram com “a espantalha.”

Importância do Espantalho:
A D. Urraca Teles desempenha o papel de guardiã da horta, protegendo as culturas das aves curiosas. Além desta função prática, D. Urraca Teles, com seu outfit deslumbrante e acompanhada pelos seus três porcos de estimação, proporciona um visual encantador à horta. A ligação à D. Urraca fortalece o sentido de pertença dos alunos, promovendo um maior cuidado e dedicação ao espaço.