Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
18

Ano de Escolaridade:
9ºB

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Arnaldo.

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O desafio da construção do Espantalho foi lançado aos alunos da turma B do nono ano de escolaridade, na disciplina de Oferta Complementar.
Os alunos gostaram muito da ideia, uma vez que é um elemento comumente observado nos terrenos agrícolas da região, a “vigiar” as colheitas e prontificaram-se a colaborar no desafio.
Os materiais usados na construção do Espantalho foram os seguintes: madeira, tecidos, lãs, plásticos, roupas usadas, botões, adereços (todos os materiais foram reciclados/reutilizados).
Colaboraram também na atividade dois alunos do Centro de Apoio às Aprendizagens e os respetivos docentes que lhes dão apoio.
Os alunos propuseram um nome para o espantalho: Arnaldo.
O Espantalho foi colocado na Horta da Escola no Dia Mundial da Terra, 22 de abril, inserido nas atividades dos Global Action Days.

Importância do Espantalho:
O Espantalho, normalmente, é utilizado para afastar as pequenas aves da Horta, evitando que estas causem danos às plantas, nomeadamente as mais pequenas.
No caso concreto, constituiu uma oportunidade educativa para os alunos da turma, porquanto desenvolveram algumas capacidades no que diz respeito às várias fases do método de projeto, fazendo alguma investigação e aplicando técnicas que aprenderam no âmbito de várias áreas disciplinares.
O Espantalho constitui uma mais-valia para o espaço da Horta pois chama a atenção da comunidade escolar, dos alunos em particular, e permite que estes se interessem pelo desenvolvimento das plantas, pela diversidade de espécies cultivadas e pela vida que a Horta confere à Escola. Muitos são os que se oferecem para ajudar nos trabalhos inerentes à Horta, tornado este espaço mais valorizado e merecedor da atenção, mais de cada um e de todos.