Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 D. Afonso, Conde de Ourém (Ourém)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
25

Ano de Escolaridade:
6ºD

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Aurora

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O processo decorreu especialmente na turma 6ºD, nas aulas de Educação Tecnológica, no período pós-25 de abril (de 2024). A estrutura foi feita com ripas de madeira reutilzada, a cabeça foi criada com jornais e revistas enrolados e revestidos depois com cola branca. O tronco e os membros foram introduzidos na estrutura com garrafas e garrafões de plástico que se encheram com jornais, todos eles materiais reutilizados. Usámos garrafas encaixadas umas nas outras, se bem que algumas foram presas com fita cola de papel. Usou-se tinta plástica para pintar a cabeça e definir o rosto. O chapéu de palha, velho, levou cola branca para adquirir mais resistência. A Aurora foi vestida com roupa velha e CDs já estragados. Os CDs prenderam-se com arame. Usaram-se também alguns agrafos para prender as peças de roupa.
De notar que temos não só a Aurora, mas também a sua cara metade - o Biocas. A roupa velha foi oferecida por uma auxiliar de ação educativa da nossa escola. Um aluno trouxe uma camisa velha para a Aurora.

Importância do Espantalho:
A Aurora e o Biocas vão animar a horta e despertar maior atenção para aquele espaço da escola. E é claro que, com aquelas carantonhas e vestimentas, assustam os pássaros. Ou seja, chamam as pessoas e espantam os pássaros.
Os espantalhos vieram humanizar a horta bio, resultado da ação da natureza. Vieram animar a horta e, de certa foram, teatrizá-la, numa cena em que o Homem e a sua imaginação contracenam com a Natureza.
Bem-vinda Aurora! E quando precisares, pede ajuda ao Biocas.