Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
48

Ano de Escolaridade:
6.º

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Jeferson

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Este projeto envolveu a disciplina de Educação Tecnológica, em trabalho de projeto em articulação com o Projeto Cultural de Escola “Germinar” que, no seu plano de ação, prevê o desenvolvimento dos temas património das tradições e do património natural, abordando as práticas de agricultura sustentável. Nesse âmbito, visitaram, também, uma quinta local de agricultura biológica.
Numa 1ªfase, realizaram o trabalho de pesquisa relativa à importância do espantalho na horta.
Seguidamente, realizaram os estudos gráficos e de construção e elaboraram maquetes. Foram escolhidos 11 projetos, nas duas turmas, e constituídos grupos chefiados pelos autores dos referidos projetos.
As estruturas foram construídas em madeira, canas ou ramos e cobertas com materiais plásticos e metálicos reutilizados (unidos com cola, fita-cola, arames e fios).
Finalmente, os espantalhos foram colocados na horta. A escolha do espantalho que representa a escola foi realizada online.
Alguns dos espantalhos serão colocados na quinta de agricultura biológica que visitamos, já que tem uma dimensão muito maior que a nossa horta.
Fica connosco o nosso ...
Esta atividade foi desenvolvida ao longo do 2º semestre, implicando os alunos no projeto de forma motivada, empenhada e criativa. Os alunos realizaram aprendizagens curriculares das disciplinas de educação tecnológica e de ciências naturais, articuladas com os projetos em implementação no agrupamento, desenvolvendo, também, as suas competências de cidadania e de respeito pelo ambiente.

Importância do Espantalho:
A tradição dos espantalhos é muito antiga, remontando ao antigo Egipto.
É importante para afastar as aves e outros animais, para que não causem danos nas hortas. Por outro lado, é uma alternativa natural, evitando a utilização de produtos ou estruturas prejudiciais ao meio ambiente.
É, também, uma maneira de preservar as tradições culturais e as práticas de agricultura sustentável.