Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
7

Ano de Escolaridade:
2º e 3º ciclos - alunos de educação especial, com medidas adicionais ao abrigo do DL 54/2018

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Florêncio

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O Florêncio é uma "figura" simpática, defensora da sua horta e muito primaveril.
Foi elaborado o projeto de espantalho de modo a ser o mais "parecido com uma pessoa". Para o projeto e para a sua construção foram trabalhando competências motoras, finas e grossas, coordenação oculo-manual, competências percetivas em contacto com a natureza.
Usaram-se roupas "velhas", retalhos de tecidos, madeira de palete, tampas e feno. As uniões foram feitas com corda, cola quente e agrafos.
Os alunos entusiasmaram-se em todas as etapas mas em especial na parte final, acompanhando com expetativa o aparecimento do seu Florêncio, bem florido.

Importância do Espantalho:
Os alunos "especiais" tomaram consciência da importância da horta, trabalhando competências funcionais e percebendo como a mesma pode constituir um modo de vida e subsistência.
Perceberam que há animais, em especial pássaros, que não conseguem sobreviver sem os seus alimentos preferidos: os vegetais. E os vegetais da nossa hortinha, ervas aromáticas, batatas, favas, ervilhas, cebolas, alhos, beterrabas e rabanetes, estavam bem apetitosos!
Os alunos perceberam que quando estavam a tratar os seus vegetais os pássaros se afastavam.
Assim, a terapeuta ocupacional e os seus "meninos" decidiram construir um substituto que fizesse os pássaros "acreditarem" que havia lá gente e fossem procurar alimento noutro local.
Foi igualmente valorizada a noção de que é possível controlar predadores de modo sustentável, sem recorrer a agroquímicos.
E o resultado final é que os pássaros "acreditam" mesmo e se afastam!